Rapazoi
Mostrando postagens de julho, 2023

Regilson é a nova vítima da violência na Morada do Porto

 

A violência assustou a comunidade.

De acordo com o repórter Marinho Santos, do Tropa de Elite, da Gabriela FM, Regilson Leal dos Santos, de idade ignorada, vitima de disparos de arma de fogo, encaminhado em estado grave para o centro cirúrgico do Hospital Regional Costa do Cacau.

Ainda conforme o Radialista, a vítima se encontrava na noite desta quinta-feira (27) na Morada do Porto (Minha Casa, Minha Vida), no Banco da Vitória, quando dois individuos a bordo de uma moto, o carona desceu e efetuou os disparos atingindo o tórax, cabeça e as pernas.

Uma guarnição da 70ª CIPM ainda chegou a fazer rondas na localidade, mas nenhum suspeito foi localizado, até o momento.

O caso será investigado pela equipe do Núcleo de Homicídios da 7ª COORPIN, à frente o delegado Hélder Carvalhal.

por fabio roberto

Excesso de velocidade provoca acidente na zona norte de Ilhéus


Acidente deixou o trecho da via lento.

Na manhã deste sábado (22) foi registrado um acidente envolvendo dois carros de passeio, na zona norte de Ilhéus.

De acordo com uma das vítimas ouvida pela reportagem do Fábio Roberto Notícias, o acidente aconteceu na Rua Ubaitaba, próximo do Mercado Bem Melhor. O carro, modelo Argo, cor cinza, seguia em direção ao Parque Infantil, quando surgiu o carro de cor branca saindo da rua do mercado, o motorista sem atenção bateu na lateral do carro cinza, provocando danos nas portas dianteira e traseira do carona.

Os ocupantes do Argo (pai e filha) não se feriram, apenas um forte susto, por conta da força do impacto.

O motorista do outro veículo saiu ileso.

Vídeo:

Tocador de vídeo
00:00
00:07

Ciclista fica ferido em acidente perto do bambuzal

Ciclista socorrido pelo SAMU.

Às 21h30 desta sexta-feira (21), um homem de identidade ignorada foi a nova vítima da violência no trânsito de Ilhéus.

Conforme informações de testemunhas, o homem estava pedalando uma bicicleta nas imediações do bambuzal, próximo da entrada do Teotônio Vilela, quando foi colhido por carro de cor branca. No impacto, o parabrisa do veículo ficou danificado.

O SAMU prestou os primeiros atendimentos no local do acidente e, em seguida, encaminhou a vítima para emergência do Hospital Regional Costa do Cacau.

Às circunstâncias do fato serão apuradas pelas autoridades de trânsito.

por fabio roberto

Prefeitura de Ilhéus promove 'Café com a Imprensa' e apresenta ações da Semana de Inovação

 

A Prefeitura de Ilhéus e o Sebrae promoveram na manhã desta quinta-feira (13) o “Café com a Imprensa”, a fim de apresentar as ações e a grade de programação da Semana de Inovação. O encontro contou com a participação de empresários e representantes do setor produtivo da cidade. No período da noite acontece o lançamento oficial do evento, no Teatro Municipal, com a presença do Investidor Anjo e Especialista em Inovação, Fernando Seabra.

A pré-inscrição pode ser feita através do link https://semanadeinovacaoilheus.com.br/

A Semana de Inovação congrega diversos espaços, com palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas sobre empreendedorismo, atividades com metaverso e oportunidades de investimentos para alavancar o processo de transformação digital e disseminar a cultura de inovação, sendo considerado o maior evento de tecnologia do interior da Bahia.

Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário da Casa Civil, Mozart Aragão, destacou a importância de projetos com foco no incentivo às atividades tecnológicas e científicas realizadas pelas entidades públicas e privadas estabelecidas no território ilheense.

“O prefeito Mário Alexandre entende que a inovação tecnológica é o grande farol do desenvolvimento. Diante disso estamos investindo na Semana de Inovação. Somado a tudo isso teremos o Cacau Valley iFestival para fortalecimento da indústria do cacau e do chocolate, a fim de que possamos também avançar nesse segmento”.

Sancionada em dezembro de 2020, a Lei Municipal nº 4.097 estabelece a Política de Incentivo e Apoio à Inovação, com vistas à reativação do ecossistema local, atraindo novos investimentos e gerando oportunidades de emprego.

“Ilhéus é um grande polo de tecnologia no Brasil e a Semana de Inovação é uma oportunidade para que possamos apresentar o potencial da cidade. Aqui temos indústrias das mais diversas e mais relevantes do país, dentro da produção de computadores, servidores, urnas eletrônicas e projetos na área de telecomunicações”, explicou Sílvio Comin, presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares dos Municípios de Ilhéus e Itabuna (SINEC).

A Semana de Inovação acontece dos dias 18 a 26 de agosto, promovendo uma conexão entre os segmentos de interesse da região para dinamizar o conhecimento, abordando temas voltados ao empreendedorismo. Nesta edição, os espaços contarão com estruturas montadas em alguns pontos do município, subdivididas em Arena Indústria, Arena Empreendedorismo - Cacau Valley IFestival 2023, Arena Turismo, Arena de Políticas Públicas e Arena Potencial Empreendedor.

1ª Rondesp Sul Night Run marca comemoração dos 10 anos de implantação da companhia na região

 

 


Em comemoração aos 10 anos de implantação das Rondas Especiais do Sul da Bahia, a companhia realiza no dia 22 de julho, a partir das 19h, a 1ª Rondesp Sul Night Run, evento que conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus e visa promover a prática esportiva e a integração entre polícia e comunidade. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Races. Clique aqui.

Conforme o comandante da unidade, major PM Marcos Viroli, a competição noturna terá largada e chegada da Praia do Cristo. O percurso inclui a Ponte de Jorge Amado, sendo 5 km de corrida ou 3 km de caminhada. Os corredores vão poder curtir shows musicais e apresentação de DJ.

“Ações que garantem a promoção da saúde e qualidade de vida dos policiais militares, bem como o aumento da confiança da população na instituição”, destacou o oficial.  O espaço vai dispor ainda de um studio de maquiagem neon para deixar todos os participantes mais animados.

10 anos de Rondesp Sul - O 5º Desafio de Jiu-jitsu também integrou as comemorações da primeira década de funcionamento da companhia. A competição aconteceu na Vila Olímpica de Itabuna, na manhã do último domingo (9), e reuniu 53 atletas das policiais Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros, além de integrantes das Forças Armadas e da Polícia Penal.

Programação

1ª Rondesp Sul Night Run

Data: 22 de julho de 2023, a partir das 19h

Partida: Praia do Cristo

*DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA: ADIPAAPHE É INSTITUIÇÃO LEGÍTIMA PARA DEFENDER O INTERESSE DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF*

 


A Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), Dra. Dinalva Pimentel, concedeu o pedido de efeito suspensivo da Associação Defensora dos Profissionais Ativos, Aposentados, Pensionistas e Herdeiros da Educação (ADIPAAPHE) no processo da Ação Civil Pública que a APPI/APLB ajuizou contra o Município de Ilhéus.

A ADIPAAPHE, em março deste ano, fez o pedido para ingressar como assistente litisconsorcial na ação civil pública, o qual foi negado em 1ª instância aqui em Ilhéus, sob o argumento de que a associação não teria pertinência temática e ter sido criada a menos de um ano.

Contudo, a agremiação dos professores recorreu da decisão no Tribunal, pedindo inclusive efeito suspensivo, pois haveria risco de prejuízo porque o Sindicato APPI/APLB estaria induzindo e compelindo os professores a assinarem contrato de honorários advocatícios indevidos, em um estratagema para faturar quase 10 milhões de reais.

Diante do recurso a Desembargadora proferiu decisão afirmando que:

“Nesses termos, da análise do estatuto social de id. 47157068, parece clara a pertinência temática entre os objetivos da associação agravante, destinada à defesa dos interesses jurídicos dos profissionais da área de educação do Estado da Bahia, e a lide de origem, que trata da destinação de verbas para a remuneração desses servidores.

Por outro lado, é inconteste a relevância social e econômica das questões discutidas na origem, o que afasta o requisito temporal de constituição da entidade, como impedimento para seu ingresso na lide.”

Ainda em sua decisão, a Desembargadora afirma não vislumbrar óbices ao pedido da ADIPAAPHE determinando a intimação da APPI/APLB e do Município de Ilhéus para que se manifestem.

A luta da associação beneficia tanto os seus filiados quanto aqueles que não fazem parte da agremiação, nesta briga pelo não pagamento de honorários advocatícios desnecessários, haja vista que estes não são exigidos pelas leis que determinam o pagamento dos 60% dos precatórios do Fundef destinados à referida categoria profissional.

O processo agora fica suspenso até definição da participação ou não da Associação no processo da ação civil pública onde busca-se evitar que os professores tenham que pagar honorários advocatícios que estão sendo impostos pelo sindicato.

*Rafael Sued acredita que a Reforma Tributária irá beneficiar a população mais vulnerável*

 

Em sessão histórica, a Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a Reforma Tributária. Foram 382 votos favoráveis, 118 contrários, 3 abstenções.

“A reforma tributária beneficiará os mais vulneráveis. Além disso, garantirá o desenvolvimento do país, simplificará a tributação, gerará empregos, renda e oportunidades”. Afirmou

Para Rafael Sued, o trabalho foi encaminhado pela Câmara sob a ótica da justiça tributária.  A câmara conseguiu garantir a cesta básica com imposto zero e a implementação do cashback onde os menos favorecidos poderão receber de volta os impostos que pagaram. Se a pessoa está desempregada, recebe BPC ou bolsa família, ou ganha de um a três salários mínimos, irá pagar menos impostos. Tenho certeza que essa reforma irá ajudar na reconstrução do Brasil.

Esta é uma agenda nacional, e é por isso que gera consenso entre vários partidos políticos. Não é uma reforma perfeita, mas é uma reforma que pode ser construída dentro da nossa democracia. 

O primeiro passo já foi dado, ainda é necessário o aprimoramento do sistema tributário. “Quem ganha mais precisa pagar mais, para quem ganha menos pagar menos”, observou.

Homem é assassinado com perversidade na Conquista


Homem teve morte instantânea.

Por volta das 21h desta quinta-feira (06) um homem, ainda sem identificação, foi assassinado a tiros à queima-roupa, na localidade conhecida como Rua das Bostas, bairro da Conquista.

A violência foi tão forte que parte da cabeça da vítima ficou exposta jorrando sangue.

Na cena macabra do crime, impediu a lei do silêncio, por conta da tamanha violência e medo das testemunhas.

Às circunstâncias da barbárie são desconhecidas das autoridades competentes.

É mais um crime violento que entra para estatísticas policiais, colocando a cidade de Ilhéus como a 5ª mais violenta e perigosa da Bahia.


Por fabio Roberto 

Ilhéus e Itabuna perderam 24 mil habitantes em 10 anos

 

Cidades perderam habitantes.

Os números finais do Censo 2022 divulgados na última semana apontam que Itabuna encolheu, perdendo 18 mil habitantes, caindo de 204.667 em 2010 para 186.708. Ilhéus, que recebeu boa parte dos itabunenses, também perdeu moradores, caiu de 184.236 para 178.703 habitantes, 6 mil a menos.

O estranho nas contas do IBGE é que, em dezembro, ele divulgou uma parcial dizendo ter cadastrado 197.163 moradores em Ilhéus. Como esse número caiu para 178.703? A diferença de 18.460 pessoas pode ter sido causada por um erro cometido na época ou agora, mas precisa ser explicada pelo instituto.

É diferente do caso de Itabuna, que tinha prévia de 185.500 e terminou com 186.708. Esse encolhimento da cidade era esperado, depois de gestões desastrosas de Fernando Gomes, José Nilton Azevedo e Claudevane Leite, que espantaram investimentos, estagnaram a economia e enterraram o dinamismo cultural.

Texto: A Região/Marcel Leal.


Janja rejeita GSI, e governo estuda decreto para segurança da primeira-dama



A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, não quer que o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) assuma a sua segurança imediata e prefere que a Polícia Federal continue à frente da missão.
 

Como a Sesp (Secretaria Extraordinária de Segurança Presidencial) deixou de existir no último dia 30 e, oficialmente, a segurança presidencial voltou para o GSI, o governo trabalha num decreto para criar uma estrutura normativa que garanta à primeira-dama a manutenção dos policiais.
 

De acordo com integrantes do governo, o texto está sendo fechado com a PF e deve ser enviado pelo Ministério da Justiça ao Ministério de Gestão e Inovação. A proposta da cúpula da PF é que seja criada uma estrutura dentro da corporação para atender à segurança de Janja.
 

O presidente Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e suas famílias têm direito à segurança presidencial. Segundo relatos, a primeira-dama teria dito preferir continuar com integrantes da PF no seu entorno.
 

Um dos motivos é que ela ainda sentiria desconforto com integrantes do GSI, em especial após os ataques golpistas de 8 de janeiro, segundo auxiliares palacianos.
 

Além disso, Janja sempre fez questão de ter mulheres agentes na sua segurança imediata, que são minoria no GSI, e que a acompanham desde a campanha presidencial. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a PF montou uma equipe formada apenas por mulheres para fazer sua segurança.
 

A primeira-dama foi procurada, mas sua assessoria disse que ela não comenta questões de segurança.
 

Na semana passada, o presidente bateu o martelo e decidiu devolver o tema para a responsabilidade dos militares do GSI, em derrota para o ministro Flávio Dino (Justiça) e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
 

A decisão foi tomada na quarta-feira (28), em reunião com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Marcos Antonio Amaro (GSI) e Dino.
 

Após o encontro, Rui Costa afirmou se tratar de um modelo híbrido, com a atuação de militares, policiais federais e eventualmente policiais dos estados. No entanto, ressaltou que a coordenação ficará a cargo do GSI.
 

Até o momento, não ficou claro como funcionaria o modelo híbrido e a participação dos integrantes da PF. Desde sábado (1º), o GSI retomou o posto de coordenar a segurança presidencial. Apesar disso, agentes da PF também atuaram durante eventos no final de semana com Janja e Lula.
 

A decisão de Janja por manter os policiais, por sua vez, representa uma vitória para Dino e para a PF, que, na semana passada, perderam a atribuição para o GSI. De acordo com relatos, a primeira-dama foi a única que solicitou a manutenção da PF.
 

A segurança presidencial opôs nos últimos meses a PF ao novo chefe do GSI.
 

Um dos primeiros atos do governo foi a criação da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata, cujo chefe era o delegado Alexsander Castro de Oliveira.
 

O decreto que criou o órgão, no entanto, previa que ele existiria de caráter extraordinário até o dia 30 de junho.
 

Os policiais federais, que vêm usando recursos próprios para desempenhar essas atividades de segurança, pretendiam torná-la permanente. Como mostrou a Folha, a PF gastou cerca de R$ 9,8 milhões em diárias e passagens para a Sesp.
 

A secretaria era atrelada ao gabinete presidencial e se ocupava apenas da segurança imediata do chefe do Executivo, do vice e de seus familiares. Os outros dois círculos de proteção, a aproximada e afastada, continuavam a cargo do GSI.
 

A imediata é a segurança pessoal. Na aproximada, militares atuam próximos ao mandatário em eventos e viagens, além de estabelecer parâmetros para emergências. Já a afastada é composta pelos responsáveis por varreduras e vigilância ostensiva em locais de eventos, com auxílio de outras forças de segurança.
 

Dino e a PF defendiam que o comando da segurança presidencial respondesse a um civil, e não a um militar. Durante o processo de decisão a respeito do tema, integrantes da corporação chegaram a dizer que a polícia poderia se recusar a responder ao GSI, que é chefiado pelo general Marcos Antônio Amaro.
 

Em outra frente, integrantes do GSI argumentavam que, se a coordenação da segurança presidencial não ficasse a cargo do gabinete, a pasta ficaria esvaziada.
 

Antes de assumir o GSI, Amaro já dizia a aliados que gostaria de retomar essa função por avaliar que ela historicamente sempre foi subordinada à pasta e ficou a cargo de militares.

Turista cai durante escalada em Lençóis e é socorrido através de rapel

 



Um turista, de 40 anos, foi resgatado após sofrer uma queda durante uma escalada em Lençóis, na Chapada Diamantina. O fato ocorreu na localidade conhecida como Toca do Macaco, nesta segunda-feira (3). O homem foi socorrido pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e por equipes do 11° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/Itaberada).  

 

Segundo o comandante do Graer, tenente-coronel Anderson Wolney, a vítima estava com suspeita de lesão no tórax. “Quando a aeronave chegou na região conhecida como Toca do Macaco, os bombeiros imobilizaram o homem e realizaram um rapel para retirada ”, informou o oficial.

 

Logo após o resgate, o homem foi levado para a Base Avançada (Bavan) de Lençóis. Depois, o Corpo de Bombeiros o encaminhou para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, também na Chapada Diamantina.


BN

Carregar Mais
Isso é Tudo