Rapazoi
Mostrando postagens de abril, 2024

*A Feira Cultural Dança é Saúde evidencia a dança como forma de manter a saúde em dia*

 


_Evento que levou a dança para a Praça Pedro Matos reuniu muita arte e atendimentos de saúde, para comemorar o Dia Internacional da Dança_


A semana começou com muita dança, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, com a Feira Cultural Dança é Saúde, organizada pela Câmara Setorial de Dança, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). 


O evento que aconteceu na Praça Pedro Matos (em frente ao Cine Teatro de Ilhéus), ao longo de todo o dia, com inúmeras atrações de grupos de dança de Ilhéus, aulas temáticas e o atendimento à saúde e estética, em parceria com a Faculdade de Ilhéus. 


A administradora do Cine Teatro falou sobre a importância da dança para além da diversão. “A fisiologia, sociologia e anatomia estão presentes na dança, como, por exemplo, as vertentes do pilates e da fisioterapia que usam a dança em seus pacientes”, disse.


Já Soane Marry, vice-presidente da Câmara Setorial de Dança e uma das organizadoras da ação, falou sobre o evento, “hoje, no Dia Internacional da Dança, teremos um evento que reuniu cerca de trinta grupos de dança e escolas se apresentando, bem como os serviços de saúde e estética, com uma proposta de atrelar a dança a saúde, quem dança tem mais saúde, tem mais força da musculatura, mais mobilidade, enfim, a dança não envolve só a arte, mas também a saúde”.

*Ilhéus mais uma vez à frente: I Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde*



_Cidade foi palco da primeira conferência realizada no Brasil em 2024_


No último final de semana, nos dias 26 e 27 de abril, aconteceu em Ilhéus, a I Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Essa foi a primeira conferência realizada no país, em 2024, sobre o assunto.  O evento foi uma realização do Conselho Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria de Saúde.


Já no primeiro dia de Conferência, foi realizado um painel de vivências com Eliana Karajá, da Associação Indígena Vale do Araguaia e Milenne Ferreira, da RBP (Rede Brasileira de Prostitutas), que trouxeram suas realidades e das comunidades que representam, quanto ao tema. Além do painel de abertura, o primeiro dia de evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, do Ministério da Saúde, da OAB, dos Conselhos de Saúde – Nacional, Estadual e Municipal – e do secretário de Saúde de Ilhéus, Eduardo Nora.


No sábado (27), foram trabalhados 03 eixos, sendo o primeiro: “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”; o segundo: “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil” e, por fim, o terceiro, com o tema: “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.


A conferência é de extrema importância para a troca de experiências e vivências entre os três poderes, a fim de otimizar cada vez mais a saúde no país. “A conferência é para isso, ampliar o olhar sobre a realidade da saúde. Esse é o momento dos trabalhadores falarem, de reivindicarem, de buscar alternativas de melhoria da saúde, e reconhecerem que tudo que a gente faz é o SUS que nos proporciona”, declarou Maria Helena, representante do Conselho Estadual de Saúde.

*GCM de Ilhéus passa por capacitação e formação em tecnologia não letal*



_A Guarda Civil Municipal recebeu recentemente 20 tasers e passou por treinamento para manuseio do armamento_


Na última quarta-feira (24), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ilhéus recebeu o curso I de Nivelamento com Tecnologias não Letais, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Ilhéus e foi ministrado pelos instrutores Wandercio Paiva e Dorian de Almeida.


O curso aconteceu para capacitar os GCMs que receberam, recentemente, 20 dispositivos elétricos incapacitantes, não letais, modelo Spark, popularmente conhecidos como “tasers”. Esse armamento é uma tecnologia não letal que traz diversas vantagens para a segurança pública, como redução dos danos, prevenção de ferimentos, maior eficiência na resolução de incidentes, além da diminuição do uso da força letal.


Além da formação, dois agentes também estiveram no Rio de Janeiro, participando de curso formador, que os capacitaram para instruir os demais agentes. Os investimentos foram feitos com recursos próprios.


A Prefeitura de Ilhéus vem investindo em segurança pública e valorizando seus agentes. Além dos armamentos não letais, a GCM também recebeu quadriciclos, viaturas de duas e quatro rodas, bicicletas e uma série de benefícios para os servidores.

1° Feira do Empreendedor Conecta Está chegando!!

 


Coloca na sua agenda!

Dia 4 de maio a partir das 16h na Praça do Tamarindeiro, no Malhado.


Mais de 30 empreendedores estarão apresentando seus serviços e negócios. 

Moda

Bijuterias

Beleza

Cuidados

Alimentação

Serviços

Energia solar e muito mais!

*Corregedoria Geral do Município busca melhorias nos procedimentos correcionais*



_Comissão vai até Vitória da Conquista conhecer projeto semifinalista do município_


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Corregedoria Geral do Município, realizou pesquisas a fim de encontrar referências a partir da Corregedoria Geral da União, para efetivar melhorias nos seus procedimentos correcionais. Durante essa pesquisa de boas práticas, foi identificado que Vitória da Conquista serve não só como modelo baiano, mas também como exemplo em nível nacional.


As novas práticas e investimentos em políticas de transparência e integridade desempenhados pelo município de Conquista, os serviços prestados à gestão e aos servidores públicos municipais, além de ser semifinalista no projeto de Boas Práticas nas atividades correcionais fez com que a Comissão de Inquérito da CGM de Ilhéus despertasse interesse sobre conhecer a Corregedoria da cidade de perto.


A fim de trocar experiências e pegar mais referências, a corregedora-geral, Aline Menezes e equipe, teve uma reunião na sede da CGM em Vitória da Conquista na última quinta-feira (11). Na ocasião, foi possível entender cada prática absorvida para a transformação significativa do setor, como as decisões foram tomadas, qual o caminho percorrido e claro, os resultados alcançados.


Para Aline Menezes, o apoio da alta gestão fez toda diferença: “O apoio que Vitória da Conquista recebeu da alta gestão nós percebemos que fez toda diferença. Então, ter um referencial, para que a gente possa levar uma proposta para as nossas autoridades competentes, com uma direção de procedimentos, pode gerar resultados positivos para o município, para os servidores, fazendo cumprir as leis e seguir os ritos de uma maneira ainda mais assertiva.”, disse a corregedora-geral de Ilhéus.

*Ilhéus e Camarões: fortalecendo vínculos na rota do cacau e chocolate*



_Comitiva camaronesa visita à cidade baiana em busca de conhecimento e parcerias para impulsionar a indústria cacaueira_


Na vanguarda da revitalização da indústria do cacau e do chocolate, Ilhéus se tornou um ponto de referência internacional, a ponto de chamar a atenção de outros países produtores. Confirmando o sucesso da produção cacaueira, nesta semana, a cidade recebe uma comitiva vinda de Camarões, país africano que também produz o fruto e quer conhecer mais sobre o jeito ilheense de produzir cacau e chocolate.


Dessa forma, a comitiva camaronesa, composta por doze membros, dentre eles, o ministro Dr. Martial Tchenzette, representando a Embaixada de Camarões no Brasil, o engenheiro agrônomo Jean Claude Akouafane, diretor-geral da SODECAO (Société de Développement du Cacao), representantes de cooperativas e produtores de cacau, prefeitos e prefeitas de cidades produtoras, além do presidente da Câmara de Comércio Brasil e Camarões, o senhor Thomas Tcheuffa, que chegam a Ilhéus a fim de, além de conhecer a forma de manejo da cultura, assinar um termo de cooperação entre Ilhéus e cidades produtoras de cacau em Camarões, estreitando as relações e abrindo novas frentes de comércio e desenvolvimento da cultura cacaueira.


O intercâmbio de conhecimento vai além das técnicas agrícolas, abrange aspectos culturais, sistemas de saúde e educação, bem como o turismo rural, que desperta a curiosidade dos visitantes estrangeiros. A perspectiva de cooperação entre as cidades é promissora, com potencial para fortalecer os laços entre as regiões produtoras de cacau no Brasil e em Camarões.


O prefeito Mário Alexandre enfatiza a importância da visita e as possibilidades que se abrem a partir dela. “Esse intercâmbio e o reconhecimento global do trabalho desenvolvido em Ilhéus significa que nossos produtores estão no caminho certo da busca de melhorar cada vez mais a qualidade do cacau produzido aqui, assim como do nosso excelente chocolate de origem. Se nossa fama chegou lá, é porque o mundo está olhando para Ilhéus”, destaca.


A comitiva camaronesa se encontrará com o prefeito Mário Alexandre e representantes do Executivo na manhã desta quarta-feira (17), no gabinete da Prefeitura de Ilhéus. O dia da comitiva vai se iniciar com um city tour pelo centro histórico de Ilhéus, passando pelo Museu da Capitania e Casa Jorge Amado. Depois seguem para a Prefeitura, para o encontro no gabinete, depois visitam a Fazenda Provisão e escolas do município – Colégio Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun e Colégio de Tempo Integral Professor Arleo Barbosa. 


Enquanto a comitiva se prepara para assinar acordos de cooperação, Ilhéus se posiciona não apenas como um centro de produção de cacau de excelência, mas também como um ponto de encontro para a troca de experiências e o fortalecimento do setor cacaueiro ao nível internacional.     

*Combate a alagamentos: Moradores do Jóia do Atlântico encontram alívio com abertura de canais*



_A Prefeitura de Ilhéus atua para solucionar problemas causados por chuvas intensas, beneficiando dezenas de famílias e demonstrando compromisso com a comunidade._


Em mais um esforço para mitigar os impactos das fortes chuvas que assolam os distritos de Ilhéus, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Interior, intensificou suas ações, desta vez concentrando esforços na comunidade do Jóia do Atlântico. A medida visa atender às necessidades dos moradores, que há tempos sofrem com alagamentos recorrentes em suas residências durante os períodos chuvosos.


O principal foco da operação consiste na abertura de canais para o escoamento da água da chuva, uma iniciativa que vai desafogar as áreas afetadas e prevenir novos episódios de inundação. Segundo relatos dos próprios moradores, essas ações são vistas como um alívio esperado há muito tempo, trazendo um novo horizonte de segurança e bem-estar para suas famílias.

*Aniversário do Professor Emenson Silva: Uma História de Determinação e Conquistas*



Hoje é um dia especial em Ilhéus, pois comemoramos o aniversário do professor Emenson Silva, figura emblemática na cidade. Sua jornada é um testemunho inspirador de superação e crescimento pessoal.


Vindo do Banco do Pedro, Emenson enfrentou desafios desde cedo, mas nunca se deixou abater pelos "nãos" que ouviu pelo caminho. Pelo contrário, utilizou cada obstáculo como um degrau para alcançar seus objetivos. Aos 24 anos, tornou-se o secretário municipal mais jovem da história de Ilhéus, demonstrando sua determinação e habilidade de liderança.


Há cerca de dois anos, abraçou o desafio de liderar a comunicação de Ilhéus, sendo responsável por uma comunicação que não apenas informa, mas também engaja, traduzindo a essência da cidade e os bons trabalhos do governo, o que incomoda alguns.


Mas a sua trajetória vai além da vida política. Professor Emenson é criador do cursinho preparatório Gabaritando, um projeto que abre as portas e oferece a chance de um futuro promissor para inúmeros aos estudantes que sonham com concursos públicos e vestibulares.


Emenson é uma fonte de inspiração e seu sorriso largo reflete não só sua felicidade pessoal, mas também o orgulho de suas conquistas. Que este dia seja repleto de alegria e que os próximos anos sejam ainda mais brilhantes para esse batalhador incansável.


Parabéns, professor Emenson Silva!

*Garoto e Garota Vilela: A beleza dos cidadãos ilheenses em destaque*



_Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, o tradicional evento promete atrair mais de 10 mil pessoas_


O Núcleo Sócio Cultural do Teotônio Vilela, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, irá realizar um evento com o foco de fortalecer e dar visibilidade à beleza ilheense. O concurso Garoto e Garota Vilela já está na sua 17° edição, enchendo o bairro de beleza e graça desde então. 


O desfile é aberto ao público e a organização espera por mais de 10 mil pessoas, que se reunirão na Av. Governador Paulo Souto, no bairro Teotônio Vilela, no dia 30 de abril, a partir das 18 horas e a festa se estende pela madrugada afora, terminando só no dia 1º de maio, por volta das 3 horas.


E o objetivo não é apenas trazer a população para uma festividade, mas sim estimular a geração de renda e dar oportunidade para quem sonha em ingressar no mundo da moda, oportunizando o contato com as passarelas. O evento também busca introduzir noções de negócio e fechamento de contratos. O Garoto e Garota Vilela fortalece a identidade da população, quando busca valorizar a cultura local e seus representantes. 


Mais que moda será que o concurso também contará com apresentações culturais e esportivas, como capoeira, boxe entre outras, serão realizadas, complementando a programação. A participação é aberta para todos os bairros ilheenses, a informação é confirmada pelo professor Rodolfo Alves, presidente do núcleo. Ele acredita que o evento precisa abraçar todo o município e que arte tem que ser para todos.


*Premiação!*

Os participantes do Garoto e Garota Vilela concorrem a premiações: para os primeiros colocados, R$2 mil; segundos colocados, R$1,2 mil e, os terceiros colocados vão receber R$750,00, tanto nas categorias masculina e feminina.


*Serviço:*

*O quê:* 17º Concurso Garoto e Garota Vilela

*Quando:* 30 de abril, a partir das 18 horas

*Onde:* Av. Governador Paulo Souto, no bairro Teotônio Vilela

_Entrada gratuita_

Carregar Mais
Isso é Tudo