Rapazoi
Mostrando postagens de dezembro, 2024

"Senado Aprova Pacote de Ajuste Fiscal com Medidas para Equilibrar Contas Públicas"

 


O Senado Federal deu um passo importante nesta quinta-feira (19) ao aprovar um dos três projetos do pacote de cortes de gastos apresentado pelo governo federal. A medida, que visa equilibrar as contas públicas, foi aprovada por ampla maioria — 72 votos favoráveis contra apenas 1 contrário — e segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Entre os pontos centrais do projeto, estão os chamados "gatilhos fiscais", que têm como objetivo conter o aumento de benefícios fiscais e despesas com pessoal em caso de déficits nas contas públicas. A iniciativa busca criar uma ferramenta preventiva para evitar o agravamento da crise fiscal no país.


A aprovação também marcou a revogação da recriação do antigo DPVAT, agora rebatizado como Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT). Além disso, o texto autoriza o congelamento de até 15% das emendas parlamentares não impositivas, aquelas cujo pagamento não é obrigatório. Outra medida significativa é a permissão para que o governo utilize saldos de fundos nacionais para reduzir a dívida pública, reforçando o compromisso com o ajuste fiscal.


O único voto contrário ao projeto veio do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), destacando o amplo apoio à proposta. A aprovação no Senado reforça o esforço do governo em avançar com medidas que visam reorganizar as contas públicas, apesar das dificuldades e ajustes necessários no cenário político.


*Entrega de certificados marca encerramento de cursos profissionalizantes para mulheres em Ilhéus*



_SPM e Senai se unem para realizar cursos de panificação e confeitaria, visando oferecer independência financeira para mulheres ilheenses_


Nesta quinta-feira, 19, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com o SENAI, realizou a entrega de certificados para 50 alunas assistidas pela SPM/CRAS e outras, que concluíram os cursos de Fabricação de Massas Doces e Salgadas, Confeitaria e Auxiliar de Fabricação de Pizza e Massas. A cerimônia aconteceu no auditório da Prefeitura e vai oportunizar a inserção das formandas no mercado e permitir que conquistem liberdade financeira.


Os cursos, financiados por emenda parlamentar, da vereadora Enilda Mendonça, organizado pela SPM, são parte de um esforço contínuo para promover a autonomia das mulheres. Durante o evento, a secretária da pasta, Carla Serafim, destacou a importância da capacitação: “Mais do que uma formação técnica, estamos oferecendo uma oportunidade de transformação. Essas mulheres agora têm as ferramentas para alcançar independência financeira e enfrentar os desafios com mais confiança”.


A professora Nilma Berdnazuck, que ministrou o curso de confeitaria, emocionou os presentes ao elogiar o esforço das alunas: “Cada certificado entregue hoje é fruto de muita dedicação e superação. Vocês provaram que são capazes de construir um futuro brilhante”, enquanto a vereadora Enilda, pontuou relevância social da ação: “A independência financeira e emocional é essencial para que as mulheres possam reescrever suas histórias em uma sociedade ainda tão desafiadora. Esta certificação é um passo importante nessa caminhada”.


O coordenador do SENAI Sul, Éric Portela, também reforçou a importância da iniciativa, dizendo que “Ilhéus se destaca como uma cidade que entende o valor de parcerias sólidas para transformar vidas. Projetos como esse são raros e devem servir de exemplo para outros municípios”.


Com formações como essa, a SPM reforça seu compromisso com a inclusão social e o empoderamento feminino, ampliando as perspectivas de trabalho e renda para as mulheres de Ilhéus. Ao investir em capacitação, a Secretaria fortalece a autonomia econômica e contribui para uma sociedade mais igualitária e transformadora.

Eleitores de Valderico deixam claro que não tolerarão falhas de gestão

 


"Os eleitores do prefeito eleito Valderico Júnior demonstram um perfil majoritariamente jovem . Eles enfatizam a exclusão das práticas políticas ultrapassadas, deixando claro que não toleram a presença de figuras associadas a métodos arcaicos ou de caráter duvidosos em sua administração. O recado é claro : eles esperam um governo moderno, transparente e comprometido com os valores da renovação e da ética."

Adélia fala em manter grupo unido, ampliar base e ser ainda mais forte politicamente em Ilhéus nos próprios anos




Manter o grupo que trabalhou, desde o início, na pré-campanha de Adélia Pinheiro à Prefeitura de Ilhéus, unido e forte, foi o principal ingrediente de um almoço realizado neste domingo (08), reunindo candidatos a vereadoras e vereadores, dirigentes dos partidos da coligação e equipe de campanha, além de personalidades políticas e representações da Federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV), que estiveram ao lado da professora na última eleição.


Na oportunidade, Adélia atribuiu os 38.928 votos conquistados, ao trabalho de entrega da militância, “que conseguiu mostrar força e mobilização” e cuja proposta é de que o grupo seja mantido e ampliado para discutir a cidade “e estar ao lado de todo cidadão e cidadã ilheense ao longo dos próximos anos”. A professora também agradeceu os votos recebidos em outubro último e reafirmou seu compromisso com Ilhéus e sua gente.


Com uma trajetória vitoriosa como médica, professora, ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) por dois mandatos, e ex-secretária de estado da Ciência e Tecnologia; Saúde e Educação, Adélia Pinheiro assegurou que estará presente em Ilhéus e se posicionando sobre as decisões políticas do município.


“Serei uma voz presente na defesa dos interesses de Ilhéus”, assegurou. Lideranças políticas que apoiaram o evento, destacaram a força que o resultado da eleição traz para Adélia Pinheiro, tornando-a, naturalmente, a mais nova liderança política em Ilhéus.


Cerca de 300 pessoas participaram do evento, intitulado “Feijoada com Adélia”. Além de importantes lideranças políticas locais, o evento contou com a presença do deputado federal Josias Gomes; de Everaldo Anunciação, representando o PT Nacional e do empresário Nilton Cruz, representando do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto.

*Humanizar o SUS é permitir a melhoria continuada do acesso à saúde gratuita, afirma diretora da FESF*

Ao participar nesta segunda-feira (02) da solenidade de entrega do Selo Estadual de Humanização, iniciativa que propõe empreender e consolidar uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde na área hospitalar da Bahia, a diretora-geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), Lizandra Amim, destacou a importância de programas como este nas estratégias que visam melhorar continuadamente o acesso à saúde gratuita de qualidade, garantindo os direitos constitucionais dos usuários do SUS. 



A FESF é responsável pela gestão de duas unidades hospitalares do estado – o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, e o Hospital da Mulher de Camaçari. E, de acordo com Lizandra, é fundamental que todos os trabalhadores da fundação se debrucem sobre um SUS mais humanizado que implique em uma política verdadeiramente inclusiva e coparticipativa. A diretora-geral da FESF também ressaltou o pioneirismo da Bahia, um dos estados mais avançados na implantação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PNH), popularmente conhecida como HumanizaSUS.


*Princípios*


Criada pelo Ministério da Saúde, em 2003, a PNH constitui-se como uma política pública no setor da saúde com princípios, diretrizes e dispositivos que se dialogam e complementam na missão de inovar práticas e processos de saúde nas instituições que integram o Serviço Único de Saúde (SUS). No sul da Bahia, o HMIJS foi pioneiro a criar uma Comissão de Humanização local com participação das equipes técnica e administrativa e foi homenageada no evento, em Salvador, com entrega de certificado à diretora-geral, Domilene Borges e à coordenadora do Serviço Social, Maria das Graças Souza.


Com a comissão, a unidade passou a ter como atribuições disseminar a cultura de humanização; melhorar a qualidade da assistência dispensadas aos usuários; fortalecer e articular as iniciativas já existentes de humanização; estimular a participação, a autonomia e a responsabilidade dos profissionais e trabalhadores da saúde; possibilitar o engajamento de todos no direcionamento de ações voltadas para a humanização; zelar pelos princípios do SUS e da Política Nacional de Humanização, dentre outras.


*Referência regional*


Gerido pela FESF-SUS, o Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia. O investimento do estado foi de aproximadamente 40 milhões de reais, entre obras e equipamentos. A unidade já realizou mais de 9 mil partos, sendo quase 400 de mulheres indígenas. O HMIJS é o único hospital da Bahia referência para atendimento especializado aos Povos Originários.


“A proposta que vem sendo construída, agora ganha corpo dando possibilidades as nossas ideias, especialmente quando eles são reproduzidas”, destacou na solenidade o diretor de Gestão do Trabalho e Educação da Sesab, Luciano Moura, sobre a criação do selo. Para Marcos Gêmeos, presidente do Conselho Estadual de Saúde, o selo passa a ser referência de cuidar, também, de quem cuida dos pacientes. Representando o Ministério da Saúde, Bruno Guimarães lembrou que a iniciativa dá margem para que as unidades possam pensar nos seus processos de trabalho. “A gente precisa ter a compreensão de que um bom acolhimento também é terapêutico”, completou o subsecretário estadual da Saúde, Paulo Barbosa, que representou a secretária Roberta Santana na solenidade.

Carregar Mais
Isso é Tudo