Rapazoi
Mostrando postagens de setembro, 2023

Identificados jovens que morreram afogados na praia do Cururupe


Casal estava passeando em Ilhéus.

Os dois jovens que morreram afogados neste domingo (24) na praia do Cururupe, zona sul de Ilhéus, foram identificados pelos familiares no departamento de polícia técnica.

Gabrielly Brito, 20 anos, natural de Vitória da Conquista, e Ricardo Fernandes, de 24 anos, da cidade de Tremedal, esse último inclusive, era sobrinho do vereador e presidente da Câmara Local, Erasmo Fernandes dos Santos.

De acordo com informações obtidas pelo o Site Fábio Roberto Notícias, o casal estava passando o final de semana em Ilhéus, quando se afogaram ao tomar banho de mar neste domingo. Existe suspeita de que um tenha se afogado e o outro tenha tentado ajudar.

Muita comoção e profunda tristeza em Vitória da Conquista e Tremedal com as partidas precoces dos jovens que eram muito queridos nas duas cidade.

Por: Fabio Roberto 

Equipe do DSEI Ilhéus visita Hospital Materno-Infantil e conhece modelo de atendimento aos Povos Originários




O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, acolheu uma equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) – Polo Base de Ilhéus, que visitou as instalações, com o objetivo de conhecer o funcionamento e os serviços prestados pela unidade hospitalar. Esse foi mais um passo dado pela direção do HMIJS visando a implantação do seu projeto de atenção especializada aos Povos Originários. Inaugurado em dezembro de 2021, o HMIJS é uma obra do governo do estado administrado desde o início pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS) e trabalha para ser o primeiro hospital da Bahia e o segundo do Brasil a contar com esta especialidade.


Os DSEIs são unidades descentralizadas que organizam o atendimento da população indígena em territórios regionais, articuladas com a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Recentemente representações dos Povos Originários e a direção do Materno-Infantil assinaram o Plano de Metas e Ações para atenção especializada, considerado um passo decisivo para a implantação do programa. As diretrizes gerais que norteiam o programa vão desde a melhoria no acesso das populações indígenas ao serviço especializado; adequação da ambiência de acordo com as especificidades culturais; e ajuste de dietas hospitalares considerando os hábitos alimentares de cada etnia.


A iniciativa conta ainda com o acolhimento e humanização das práticas e processos de trabalho dos profissionais em relação aos indígenas e demais usuários do SUS, considerando a vulnerabilidade sociocultural e epidemiológica de alguns grupos. Também estão previstos o estabelecimento de fluxo de comunicação entre o serviço especializado e a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, por meio das Casas de Saúde Indígena (CASAI) e a qualificação dos profissionais que atuam nos estabelecimentos que prestam assistência aos povos indígenas quanto a temas como interculturalidade.


*Escuta*


Nos últimos meses, a direção do Materno-Infantil tem visitado e ouvido comunidades Tupinambá como forma de entendimento das suas necessidades. “Agora a proposta da visita-guiada para as equipes do DSEI é, sobretudo, para poder trocar experiências e avançar no processo de consolidação do projeto”, destaca a diretora-geral do hospital, Domilene Borges. As equipes do DSEI são formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde indígenas.


*Crescimento*


O Brasil tem quase 1,7 milhão de indígenas, segundo os dados divulgados pelo IBGE. Com 229.103, a Bahia conta com a segunda maior população indígena no país, o que representa 1,62% dos habitantes do estado. Salvador é a segunda capital mais indígena do Brasil. No ranking das 50 cidades do Brasil com maior comunidade do grupo étnico, a Bahia ainda conta com Porto Seguro, em 14°, e Ilhéus, 21°. Entre a pesquisa de 2010 e de 2022, ocorreu em todo o Brasil um acréscimo de 88,8% no contingente absoluto de pessoas que se autodeclararam indígenas.

Alimentação registra queda de preços no IPCA pelo terceiro mês consecutivo Dados referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de agosto foram divulgados nesta terça-feira (12/9)



 

Batata, feijão, tomate, leite, frango e carnes. O grupo “Alimentação e bebidas” registrou queda de preços pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com os dados apresentados nesta terça-feira (12/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

O recuo deste grupo foi de -0,85%, em grande parte devido à redução nos preços da alimentação no domicílio (-1,26%). A maior queda foi a da batata-inglesa (-12,92%) e destacam-se ainda o feijão-carioca (-8,27%), o tomate (-7,91%), o leite longa vida (-3,35%), o frango em pedaços (-2,57%) e as carnes (-1,90%).

 

“Temos observado quedas ao longo dos últimos meses em itens importantes no consumo das famílias como a carne bovina e o frango. A disponibilidade de carne no mercado interno está mais alta, o que tem contribuído para a queda nos últimos meses”, destaca o gerente do IPCA/INPC, André Almeida.

 

INFLAÇÃO – No geral, a inflação de agosto foi de 0,23%, 0,11 ponto percentual acima da taxa de 0,12% registrada em julho. No ano, o IPCA acumula alta de 3,23%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis tiveram alta. O maior impacto (0,17 p.p) e a maior variação (1,11%) vieram de Habitação, com destaque para o subitem energia elétrica residencial, com um aumento de 4,59% e impacto de 0,18 p.p. no índice geral.

 

“O aumento na energia elétrica foi influenciado, principalmente, pelo fim da incorporação do bônus de Itaipu, referente a um saldo positivo na conta de comercialização de energia elétrica de Itaipu em 2022, que foi incorporado nas contas de luz de todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional em julho e que não está mais presente em agosto”, explica André Almeida.

 

INPC – Também foi divulgado hoje o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve alta de 0,20% em agosto, acima da variação do mês anterior (-0,09%). No ano, o INPC acumula alta de 2,80%.

 

Os produtos alimentícios apresentaram variação de -0,91% em agosto, após queda de 0,59% em julho. Nos produtos não alimentícios, foi registrada alta de 0,56%, acima do resultado de 0,07% observado em julho.

 

Duas áreas registraram queda em agosto. O menor resultado foi em Belo Horizonte (-0,24%), onde pesaram as quedas de 9,09% nos preços dos ônibus urbano e de 7,15% no frango em pedaços. Já a maior variação, ocorreu em Belém (0,74%), puxada pela alta de 8,82% na energia elétrica residencial.

 

O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC, as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. O próximo resultado do IPCA, referente a setembro, será divulgado em 11 de outubro.
 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
 

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.
 

 

PF cumpre mandados contra suspeitos de fraude em licitações na região de Porto Seguro

 


A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta terça-feira (12) cinco mandados de busca e apreensão em Belmonte, na região de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.

 

Segundo a PF, os alvos são suspeitos de fraudar licitações, e dados já analisados comprovariam uma promiscuidade entre empresários e a prefeitura de Belmonte. Com o material apreendido nesta terça, a PF pretende detalhar ainda mais a extensão dos danos ao patrimônio público. Com isso, a investigação pode chegar a outros envolvidos, bem como localizar o caminho trilhado pelo dinheiro desviado.

 

Além de fraude em licitações, os envolvidos vão responder por outros crimes, como corrupção ativa e passiva. Caso sejam condenados, eles podem ser punidos com mais de 20 anos de reclusão.

UFSB e IFBA divulgam seleção com 25 vagas para mestrado acadêmico



Seg, 2023-09-11 14:36
Miniatura do anexo

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) divulgou edital de seleção de nova turma de estudantes, com inscrições abertas entre 22 de setembro e 04 de outubro de 2023 e 25 vagas. O PPGCTA oferece curso de nível mestrado acadêmico e é um programa de pós-graduação oferecido conjuntamente pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

O mestrado tem área de concentração em Ciências e Tecnologias Ambientais, abrangendo três linhas de pesquisa, descritas em detalhe no Anexo I do edital: (i) Sistemas Naturais e Antrópicos, (ii) Natureza e Sociedade, e (iii) Tecnologias Ambientais. O público de interesse é formado por pessoas com graduação e interesse na área de Ciências Ambientais e suas tecnologias, que pretendam se aperfeiçoar em pesquisa, docência, gestão e políticas relacionadas à sustentabilidade, à conservação, à tecnologia e à educação ambiental.

Do total de 25 (vinte e cinco) vagas, oito são destinadas ao IFBA e 17 são destinadas à UFSB. O cálculo foi feito de acordo com a disponibilidade proporcional de orientação do corpo docente nas instituições, indicada no Anexo I deste edital, e os critérios avaliativos da CAPES para a área de Ciências Ambientais. Assim, ao se inscrever no processo seletivo, cada candidata(o) concorrerá inicialmente às vagas destinadas à instituição na qual está lotada(o) a(o) docente indicada(o) como potencial orientador(a) no formulário de inscrição, mediante carta de aceite apresentada.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico via SIGAA, devendo todos os documentos solicitados serem anexados unicamente em formato PDF, evitando-se denominações (nomes dos arquivos) com mais de 15 (quinze) caracteres e diacríticos característicos da língua portuguesa (e.g., acentos graves e agudos, til e cedilha).

Cronograma

22/09/2023 a 04/10/2023 - Inscrição dos/as candidatos/as15/09/2023 a 19/09/2023 - Solicitação de pedido de isenção da taxa de inscriçãoAté 21/09/2023 - Resultado do pedido de isenção da taxa de inscriçãoAté 09/10/2023 - Publicação das inscrições homologadasAté 11/10/2023 - Prazo para interposição de recursos sobre homologação de inscriçõesAté 16/10/2023 - Publicação definitiva das inscrições homologadas27/10/2023 - Avaliação de conhecimento em língua inglesaAté 10/11/2023 - Divulgação dos resultados da avaliação de conhecimento em língua inglesaAté 14/11/2023 - Prazo para interposição de recursos sobre o resultado avaliação de conhecimento em língua inglesaAté 17/11/2023 - Publicação do resultado da avaliação de conhecimento em língua inglesa20/11/2023 a 22/11/2023 - Análise e prova oral do pré-projeto de pesquisaAté 24/11/2023 - Divulgação do resultado da análise e prova oral do pré-projeto de pesquisaAté 27/11/2023 - Prazo para interposição de recursos sobre a análise e prova oral do pré-projeto de pesquisaAté 30/11/2023 - Divulgação definitiva do resultado da análise e prova oral do pré-projeto de pesquisaAté 08/12/2023 - Divulgação do resultado da análise dos currículosAté 12/12/2023 - Prazo para interposição de recursos sobre a análise dos currículosAté 15/12/2023 - Divulgação definitiva do resultado da análise dos currículosAté 15/12/2023 - Divulgação da lista preliminar de aprovados/as na seleçãoAté 17/12/2023 - Prazo para interposição de recursos sobre o resultado finalAté 20/12/2023 - Resultado final da seleção - Turma 2024A partir de fevereiro de 2024 - Bancas de heteroidentificação e matrícula dos/as aprovados/as.

Documento relacionado

Edital N. 10/2023 - PPGCTA-UFSB/IFBA - Processo Seletivo Regular - Turma 2024

Carregar Mais
Isso é Tudo