sexta-feira, 25 de abril de 2025

STF decide nesta sexta-feira se mantém prisão de Fernando Collor

 
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir nesta sexta-feira (25), em sessão no plenário virtual, se mantém ou revoga a ordem de prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, após o fim dos recursos cabíveis por parte da defesa.

O julgamento, que ocorre no formato virtual, começa às 11h e segue até as 23h59. Todos os 11 ministros da Corte participam da votação. Caso haja pedido de vista (mais tempo para análise), a prisão continuará válida até nova decisão.

Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em um processo vinculado à operação Lava Jato. A denúncia foi apresentada em 2015 pela Procuradoria-Geral da República (PGR), envolvendo também acusações de organização criminosa, peculato e obstrução de Justiça.

Na última quinta-feira (24), Alexandre de Moraes rejeitou os últimos recursos apresentados pela defesa, classificando-os como "protelatórios" – com o objetivo de adiar o início do cumprimento da pena.

Em nota, os advogados do ex-presidente disseram receber a decisão com "surpresa" e "preocupação", mas afirmaram que Collor está disposto a se apresentar voluntariamente às autoridades.

Fernando Collor foi julgado pelo STF em razão do foro privilegiado, já que ocupava o cargo de senador à época da denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Situação crítica no SESP de Ilhéus: buscamos atenção do órgão responsável

O site recebeu nesta quarta-feira (24) uma denúncia preocupante sobre a estrutura do SESP (Serviço Especializado de Saúde Pública) de Ilhéu...