Clima de Copa do Mundo toma conta dos recém-nascidos do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus

Faltando nove dias para a abertura oficial da Copa do Mundo de 2026 e 11 para a estreia do Brasil na competição, as Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, unidade do Governo do Estado administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), já vivem o clima festivo do maior evento do futebol mundial. Os recém-nascidos internados nas UTIs Neonatal e Intermediária participaram de um ensaio fotográfico em homenagem e apoio à Seleção Brasileira, que busca o hexacampeonato mundial na competição.

A iniciativa, que partiu da Comissão de Humanização do HMIJS, com o apoio dos familiares dos pacientes, também destaca a maior festa popular do Nordeste, que acontece neste mês: o São João. “A proposta da iniciativa é quebrar o clima frio e mecânico de um hospital. E isso é um desafio, mas também uma necessidade humana”, explica a enfermeira Ayalla Campos, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do HMIJS. “Para mudar essa energia, precisamos ativar os sentidos e resgatar a individualidade de quem está ali, transformando um ambiente de tratamento em um espaço de cuidado e vida”, completa a coordenadora de Fisioterapia da unidade, Virgínia Marilena.

Conforto ao coração

Há um mês, Maria Clécia acompanha o pequeno Levi na UTI Neo. “Iniciativas como esta confortam o coração. No dia a dia, a gente sempre vê Levi e os outros bebês só de fraldas e, vendo agora uniformizados assim, para a primeira Copa do Mundo deles, chega a dar vontade de chorar”, revela.

A diretora-geral do HMIJS, enfermeira Camila Rosário, destaca que a humanização no ambiente hospitalar vai muito além de apenas ser gentil com os pacientes. “Ela é uma ferramenta terapêutica com impacto direto na recuperação clínica, na segurança do paciente e no bem-estar da própria equipe de saúde”, assegura. “Quando transformamos um ambiente frio e puramente técnico em um espaço de acolhimento, mudamos a resposta biológica e psicológica de quem está ali”, completa.

Referência

Única maternidade 100% SUS da região, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio tem entre suas diretrizes o fortalecimento do parto humanizado, a valorização do protagonismo da mulher e a ampliação do acesso qualificado à assistência obstétrica e neonatal.

Comente primeiro

Materno-Infantil destaca Maio Furta-Cor com lançamento de projeto que visa reduzir sofrimento emocional relacionado à gestação de alto-risco*

A saúde mental de gestantes e puérperas foi o tema central de uma roda de conversa realizada no final da manhã desta quarta-feira (27), no Ambulatório do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, unidade do governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). A ação integra as atividades da campanha Maio Furta-cor, dedicada à conscientização sobre o bem-estar emocional das mães.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que uma em cada cinco mulheres enfrenta algum transtorno mental entre o início da gestação e o primeiro ano de vida do bebê, sendo a ansiedade o quadro mais comum — e o mais subnotificado.

*Impactos*

Durante o encontro, a psicóloga Danielle Mattos explicou que a ansiedade traz impactos profundos e sintomas físicos reais, como taquicardia, tontura, tensão muscular e falta de ar. A especialista alertou que a ausência de uma rede de apoio agrava o risco de depressão perinatal e reforçou a necessidade de uma divisão justa nas tarefas. “A presença do pai, do companheiro ou de um familiar é fundamental neste momento”, assegurou.

Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMIJS, a enfermeira Ayalla Campos, destacou que a campanha Maio Furta-Cor foi idealizada em 2019 e lançada nacionalmente em 2021. Hoje, o movimento atua o ano inteiro e já se transformou em uma organização da sociedade civil que articula profissionais, instituições e mães pelo Brasil e em outros países.

*Ansiedade e medo*

Jucima Gonçalves tem acompanhamento permanente no ambulatório. Sofre com pressão alta e diabetes. Está na quarta gestação. As três primeiras evoluíram para aborto. “Convivo com ansiedade, medo, angústia. Penso que pode acontecer de novo. Tudo que passei antes foi muito traumático”, confessa.

“As transformações do corpo representam sempre um sinal de alerta. Sinto uma dor na coluna e logo me pergunto: será que tá acontecendo de novo?”. O apoio recebido da equipe do ambulatório tem sido fundamental para combater a ansiosidade e o medo. Com 32 semanas de gestação, ela diz que, apesar de todas as lembranças negativas, está pronta para viver o grande momento da sua vida.

*Projeto inovador*

O alerta sobre o tema levou a psicóloga Fernanda Brandão, que também integra a equipe do hospital, a desenvolver um projeto de implementação do Pré-Natal Psicológico (PNP), no Ambulatório de Gestação de Alto Risco do HMIJS, integrando-o às ações de cuidado materno-infantil já existentes na instituição. A proposta é fundamentada na necessidade crescente de assistência perinatal em contextos de vulnerabilidade obstétrica, prematuridade, internações prolongadas e risco neonatal.

Fernanda explica que o objetivo principal do projeto é identificar sintomas de ansiedade e depressão perinatal nas pacientes atendidas e acolhidas pela instituição. A proposta é reduzir o sofrimento emocional relacionado à gestação de alto-risco, favorecendo a adesão ao pré-natal e tratamento multiprofissional, fortalecendo o vínculo mãe-bebê, preparando a gestante emocionalmente para o parto, internação e até uma possível convivência com o ambiente da UTI Neonatal. “A proposta é desenvolver um plano de cuidado psicossocial, reduzindo crises emocionais durante as internações, garantindo a continuidade do acompanhamento pós-parto”, revela.

*Referência*

A iniciativa foi apresentada esta semana e será colocada em prática ainda em junho. Já ganhou a adesão da Comissão de Humanização do hospital, com contribuição de outros profissionais. O Materno-Infantil conta 105 leitos de internação e capacidade para atender urgências e emergências de toda a região. Está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. É a única unidade hospitalar da Bahia habilitada pelo Ministério da Saúde para atendimento aos Povos Originários. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.

Comente primeiro

O Que Dom Pedro I Diria aos que Buscam Interferência Externa Contra o Brasil

A soberania nacional não está à venda. O sangue, os esforços e a história que construíram a independência do nosso país não podem ser tratados como moeda de troca por conveniências políticas.

Assim como os brasileiros escolhem seus governantes nas urnas, os americanos também escolhem os deles. Democracia só vale quando o resultado agrada? Se cada nação resolvesse interferir nos processos políticos de outra por interesses partidários, o mundo viveria em permanente instabilidade.

O Brasil não pertence a um partido, a uma família política ou a um grupo ideológico. O Brasil pertence aos brasileiros.

E quando se fala em combater a criminalidade, é preciso olhar para todos os lados. Os maiores prejuízos causados ao país nem sempre vêm das periferias; muitas vezes surgem nos corredores do poder, em gabinetes luxuosos e em esquemas que drenam bilhões dos cofres públicos. Há quem se apresente como guardião da moralidade enquanto fecha os olhos para escândalos, aliados investigados e suspeitas que envolvem pessoas influentes.

Patriotismo não é bater continência para interesses estrangeiros. Patriotismo é defender a soberania nacional, respeitar as instituições brasileiras e lutar para que o país seja governado pelos brasileiros, e não por pressões vindas de fora.

Comente primeiro

As Pedras Contra Adélia Pinheiro Revelam o Medo de Sua Força Política

É impressionante como a perseguição contra Adélia Pinheiro cresce na mesma proporção em que cresce sua relevância política. Não é coincidência. Na política, quem não representa ameaça costuma ser ignorado. Já quem conquista espaço, reúne apoio popular e se torna uma liderança influente passa a ser alvo constante de ataques e tentativas de desgaste.

Infelizmente, muitas mulheres ainda enfrentam uma resistência muito maior do que os homens quando decidem ocupar espaços de poder. Ao longo da história, lideranças femininas precisaram enfrentar preconceitos, desconfiança e ataques pessoais que raramente são direcionados com a mesma intensidade aos seus colegas homens.

Com quase 40 mil votos na eleição para a Prefeitura de Ilhéus, Adélia Pinheiro demonstrou que possui credibilidade, capacidade de diálogo e uma forte conexão com a população. Sua trajetória política e administrativa a transformou em uma das principais referências do cenário político regional.

Quanto mais cresce sua influência, mais aumentam as tentativas de desqualificá-la. Mas a realidade é simples: árvore que não dá frutos não recebe pedras. Os ataques frequentes apenas demonstram o tamanho da preocupação daqueles que enxergam em Adélia uma liderança capaz de continuar crescendo e ocupando espaços cada vez maiores na política baiana.

O respeito que conquistou entre importantes lideranças do Partido dos Trabalhadores e sua capacidade de construir pontes com diferentes setores da sociedade mostram que sua força política não nasceu do acaso. É resultado de trabalho, dedicação e reconhecimento.

Podem continuar lançando pedras. Quem produz resultados e desperta esperança sempre incomoda aqueles que preferem a política do ataque à política das propostas. E, ao que tudo indica, Adélia Pinheiro continuará firme, transformando cada pedra recebida em mais um degrau de sua caminhada política.

Comente primeiro

A Força de uma Mulher que se Recusa a Ser Silenciada

É incrível como muitas mulheres ainda enfrentam resistência quando começam a ganhar destaque no cenário político. Os ataques direcionados a Adélia Pinheiro por alguns veículos de comunicação são vistos por seus apoiadores como uma tentativa de enfraquecer uma liderança feminina que vem conquistando espaço e reconhecimento.

O número de mulheres em cargos públicos cresce a cada eleição, demonstrando que a sociedade está cada vez mais aberta à participação feminina na política. Com quase 40 mil votos na disputa pela Prefeitura de Ilhéus, Adélia Pinheiro consolidou-se como uma das principais lideranças políticas da região.

Como diz o ditado, “árvore que dá frutos é a que mais recebe pedras”. O destaque alcançado por Adélia desperta admiração em muitos e críticas em outros, algo comum para quem ocupa posições de relevância. O respeito conquistado junto a importantes lideranças do Partido dos Trabalhadores e sua capacidade de diálogo com diferentes setores demonstram habilidade política e articulação.Podem continuar atirando pedras, porque quem produz resultados sempre estará em evidência. Adélia Pinheiro segue sendo uma referência política para muitos ilheenses.

Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus planeja novos pontos de apoio para agilizar atendimento do SAMU

Município ampliou números de ambulâncias e prepara bases nas regiões Sul, Norte e Oeste para reduzir o tempo de resposta nas ocorrências

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está fortalecendo a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) com a ampliação da frota de ambulâncias e o planejamento de novos pontos de apoio estratégicos em diferentes regiões da cidade. O objetivo é garantir mais agilidade e eficiência no atendimento à população.

Atualmente, o município conta com uma quantidade de ambulâncias próprias três vezes maior do que em janeiro de 2025. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, a ampliação da estrutura do SAMU representa um importante avanço para a saúde pública. “Foi um reforço significativo na capacidade de atendimento à população e uma conquista importante para a rede de urgência e emergência de Ilhéus”, destacou.

Além do reforço na frota, a Secretaria Municipal de Saúde também está planejando a descentralização do atendimento com a implantação de pontos de apoio regionais, permitindo que ambulâncias fiquem distribuídas em áreas estratégicas da cidade, reduzindo o tempo de deslocamento até as ocorrências.

Na região Sul, o município já prevê a implantação de um Ponto de Apoio Sul do SAMU, que está sendo construído junto à UBS Hernani Sá, atualmente em reforma. O local deverá contar com Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma unidade básica.

Também estão em estudo a implantação de um Ponto de Apoio Norte, em tratativas com o Corpo de Bombeiros, e de um Ponto de Apoio Oeste, para atender áreas como Banco da Vitória, Salobrinho e localidades próximas.

A proposta é descentralizar o serviço e tornar o atendimento ainda mais rápido, reforçando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus em investir na saúde pública e na assistência à população.

Por ASCOM SESAU

Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus abre inscrições para processo seletivo simplificado da Secretaria de Promoção Social

Interessados devem se inscrever a partir desta quinta-feira (21), de forma online

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, informa que, nos dias 21 e 22 de maio, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de profissionais para atuação em programas, projetos e serviços socioassistenciais do município.

Ao todo, serão ofertadas 56 vagas para convocação imediata, sendo 53 para ampla concorrência e 3 destinadas a pessoas com deficiência (PCD), além de formação de cadastro reserva. As oportunidades contemplam cargos de níveis fundamental, médio e superior, com jornadas de 30h e 40h semanais e salários que variam de R$ 1.621,00 a R$ 2.900,00. A seleção ocorrerá por análise curricular.

De acordo com o edital, as inscrições serão abertas às 00h desta quinta-feira, dia 21 de maio, e encerradas às 14h do dia 22 de maio, exclusivamente de forma online, pelo site: https://processoseletivosocialios.com.br/.

Todas as informações estão disponíveis no site e no Edital 001/2026, publicado no Diáio Oficial do Município.

Comente primeiro
  • O

    do Sul da Bahia (UFSB) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) firmaram, na última segunda, dia 25 de maio, um Acordo de Cooperação Técnica visando à execução de ações conjuntas de pesquisa, ensino, inovação e extensão em áreas de interesse comum das instituições. (mais…)

Comente primeiro

CAPS promove Seminário de Saúde Mental em alusão à Luta Antimanicomial com o tema “Liberdade como Terapia”

Evento destacou a importância do cuidado pem liberdade, da atuação integrada da rede de atenção psicossocial e do papel da Atenção Primária na promoção da saúde mental em Ilhéus

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus realizou um Seminário de Saúde Mental com o tema “Liberdade como Terapia”, reunindo profissionais da saúde, usuários da rede e comunidade para discutir a importância do cuidado em liberdade e o fortalecimento da atenção psicossocial no município.

De acordo com a coordenadora do CAPS, Nájla Schmitz, a luta antimanicomial foi construída a partir da busca por um modelo de tratamento mais humano, diferente do antigo modelo hospitalocêntrico, no qual pacientes eram isolados em manicômios, privados da liberdade e do convívio social. Segundo ela, esse movimento deu origem à Reforma Psiquiátrica, que criou serviços substitutivos como os CAPS, baseados no cuidado em liberdade, no olhar integral sobre o indivíduo e em ações voltadas não apenas para o tratamento clínico, mas também para a reinserção social, cultural e comunitária.

O psiquiatra do CAPS, Gentil Neto, destacou que a luta antimanicomial não representa um embate entre hospitalização e desospitalização, mas sim a conscientização sobre a necessidade de um suporte multidisciplinar e descentralizado. Ele explicou que, em casos específicos, a assistência hospitalar é necessária, mas deve estar integrada a uma rede ampla de cuidados, incluindo CAPS, ambulatórios e demais serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Para o médico, o seminário foi um momento importante para integrar profissionais e usuários da rede em torno do debate sobre saúde mental.

A médica da Estratégia Saúde da Família, Sheila Portela, ressaltou o papel fundamental da Atenção Primária como porta de entrada do sistema de saúde, inclusive no cuidado com a saúde mental. Segundo ela, muitas vezes é nas unidades de saúde da família que surgem os primeiros sinais de sofrimento psíquico, desde transtornos mentais comuns até casos graves, sendo essencial uma equipe preparada para acolher, identificar precocemente e acompanhar esses pacientes. A profissional destacou ainda a importância do trabalho integrado entre saúde, assistência social e suporte matricial, reforçando que o cuidado em saúde mental vai além da medicação e exige olhar humanizado e atenção às vulnerabilidades sociais.

A dentista Cristina Guedes também participou do seminário e falou sobre a relação entre saúde bucal e saúde mental. Segundo ela, a saúde bucal está diretamente ligada à autoestima, ao sono, à alimentação e à qualidade de vida, sendo parte fundamental da integralidade do cuidado e da dignidade humana.

Durante o evento, o usuário do CAPS há 10 anos, Wesley Silva, de 38 anos, compartilhou sua trajetória. Ele lembrou que, quando chegou ao serviço, não conseguia falar e que hoje se sente calmo, bem e acolhido. Wesley destacou o carinho recebido no CAPS, além das atividades e oficinas terapêuticas, que fazem parte do seu processo de cuidado e ressocialização.

O seminário reforçou a importância do CAPS como espaço de acolhimento, cuidado humanizado e promoção da saúde mental, fortalecendo o debate sobre a luta antimanicomial e o direito ao tratamento com dignidade, respeito e liberdade.

Por ASCOM SESAU

Comente primeiro

Ilhéus perde para Itapé no primeiro duelo da semifinal da Copa Cacau

Apesar da derrota fora de casa, disputa por vaga na grande final segue aberta

A seleção de Ilhéus foi derrotada por 2 a 1 pela equipe de Itapé, neste domingo (17), pelo primeiro jogo das semifinais da Copa Cacau CDS Litoral Sul. A partida foi realizada em Itapé e marcou um confronto equilibrado entre as duas seleções.

Apesar do resultado fora de casa, a disputa segue completamente aberta. No próximo domingo (24), Ilhéus terá a chance de reverter o placar diante da torcida, no Estádio Mário Pessoa, e buscar a vaga na grande final da competição.

Na outra semifinal, Itapitanga e Itajuípe empataram em 2 a 2, deixando também a outra vaga para a final totalmente indefinida.

A participação da seleção de Ilhéus na Copa Cacau conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, incentivando o futebol amador no município.

Foto: Matheus Cunha / Sucom

Comente primeiro