Câmara de Ilhéus realiza 1ª audiência pública para debater a LOA de 2026

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) realiza, na segunda-feira (17/11), a partir de 8h30, a 1ª audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) nº 182/2025, de autoria do Executivo municipal e que estabelece a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026. O documento é responsável pelo detalhamento das receitas e despesas para o município, com a definição das prioridades de gastos com obras e serviços públicos.

O objetivo é apresentar o projeto e debater com a sociedade ilheense as escolhas do Executivo sobre a aplicação dos recursos públicos do município, no ano que vem. À frente da atividade está a Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos da Casa.

A audiência acontece no plenário da Câmara, na Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube (https://www.youtube.com/@camarailheus4494).

Comente primeiro

Câmara de Ilhéus promove roda de conversa com homens sobre violência contra as mulheres

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) promove, na segunda-feira (17/11), às 14h, uma roda de conversa com homens sobre a violência contra as mulheres. A iniciativa é da Frente Parlamentar de Mulheres da Casa e tem por objetivo trazer ao público masculino uma reflexão sobre as causas e consequências da violência de gênero.

O tema em debate tem ganhado ainda mais atenção na sociedade ilheense após o registro de uma sequência de casos recentes de feminicídio no município. O mais famoso deles foi o de três mulheres assassinadas enquanto caminhavam na praia, em agosto deste ano, e cuja investigação ainda não foi concluída.

Um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança apontou o avanço da violência contra a mulher no País. Segundo a pesquisa “Elas Vivem: um caminho de luta”, a cada 24 horas, em média, 13 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência no ano passado.

O levantamento se refere a nove estados monitorados pela entidade, incluindo a Bahia. O número de casos cresceu mais de 12% em relação a 2023 – foram mais de  4 mil ocorrências, sendo 531 feminicídios, apenas nesses estados.

A roda de conversa acontece no plenário da Câmara, na Rua Araújo Pinho, nº 19, no Centro de Ilhéus.

Comente primeiro

O que está acontecendo com o Brasil?

 A pergunta que ecoa entre muitos brasileiros ganha força diante de tentativas de restringir a atuação da Polícia Federal, um dos órgãos mais importantes e respeitados do país. Em vez de reforçar o combate à violência e à corrupção, certas iniciativas parecem caminhar na direção oposta. enfraquecendo o sistema que ainda funciona em defesa da lei e da ordem.

 

 

Comente primeiro

Redes sociais voltam a atacar a direita após proposta de Derrite para limitar a PF

Entre as principais alterações defendidas pelo deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP), está a redução da autonomia da Polícia Federal (PF) em investigações realizadas nos estados. A proposta, vista com preocupação por especialistas e por membros da oposição, pode limitar o alcance das ações da PF, responsável por operações que revelaram grandes esquemas de corrupção nas últimas décadas.

Críticos afirmam que essa mudança representa um retrocesso institucional e abre espaço para interferências políticas em investigações sensíveis. Para eles, retirar a independência da PF seria enfraquecer uma das instituições mais respeitadas no combate ao crime organizado e à corrupção.

“Enfraquecer a Polícia Federal é colocar em risco anos de avanços na transparência e na responsabilização de agentes públicos”, avalia um analista político ouvido pela reportagem.

A iniciativa de Derrite também desperta questionamentos sobre motivações políticas. Setores da direita, segundo especialistas, demonstram desconforto com a autonomia da PF, especialmente após operações que atingiram políticos influentes de diferentes partidos.

Para os críticos, a tentativa de restringir a atuação da PF não fortalece o combate à corrupção, pelo contrário, pode proteger corruptos e comprometer a confiança nas instituições democráticas.

Comente primeiro

Posse do Comitê de Estratégias e Ações para Pessoas em Situação de Rua em Ilhéus acontece nesta terça (11)

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) promove, nesta terça-feira (11/11), às 16h, a cerimônia de posse do Comitê Permanente de Estratégias e Ações para Pessoas em Situação de Rua de Ilhéus. O grupo reúne 13 entidades do município que foram convocadas a auxiliar com o debate e a promoção de ações conjuntas que garantam dignidade para a comunidade.

O grupo será presidido pela assessora parlamentar Jaqueline Dantas, representante da CMI. Também integram a diretoria Gerlene Eutímio (Conselho Tutelar), na vice-presidência; Cleonedes Costa (Secretaria de Promoção Social), na 1ª Secretaria; e Malu Carvalho (Associação Amor Sem Fim), na 2ª Secretaria.

A iniciativa é do vereador Adilson José (PT), autor do requerimento que deu origem à audiência pública em que foi discutida a criação do Comitê.

A cerimônia acontece no plenário da Câmara, na Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube (https://www.youtube.com/@camarailheus4494).

Comente primeiro

*Nasce o bebê 12 mil do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus*

Iara Ághata é o nome do bebê de número 12 mil nascido no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. A menina nasceu, de parto cesariana, às 23h59min do sábado (08), filha de Caliane Carvalho Santos, de 18 anos. Iara (cujo significado é “Mãe da Água”) Ághata (“mulher virtuosa”), tem 49 centímetros e pesa 3,585 Kg.

Caliane, moradora do Condomínio Sol e Mar, zona sul de Ilhéus, é mãe-solo e trabalha como guardadora de carros na avenida 2 de Julho, Centro Histórico de Ilhéus. É o primeiro bebê dela. Ela elogiou o acolhimento do HMIJS e disse que o parto foi tranquilo, tendo sido acompanhada o tempo todo por uma amiga, a quem define como seu “anjo-da-guarda”.

No domingo pela manhã, poucas horas após o parto, Iara Ághata recebeu as primeiras doses de vacina: BCG e Hepatite B. “Doi na gente, né. Mas é importante. É pra saúde dela”, comentou a mãe.

*Referência*

No dia 6 de dezembro, o Hospital Materno-Infantil completa quatro anos de funcionamento. É a primeira maternidade 100 por cento SUS da região sul da Bahia, construída pelo Governo do Estado e administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). O HMIJS é referência em saúde pública para toda a região.

Se tudo ocorrer bem, Iara Ághata e Caliane deverão receber alta nesta terça-feira (11). Mas, caso houvesse alguma intercorrência, com o bebê necessitando ser internado em uma UTI, o recém-nascido seria acolhido no próprio hospital. Isso ocorre desde a inauguração da unidade. Antes não era assim. Os bebês que necessitavam de UTI, tinham que ser transferidos para outros hospitais do interior ou para a capital, Salvador. Ilhéus não disponibilizava de um leito sequer de UTI neonatal.

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio tem todo um projeto baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde, que são princípios da ação de trabalho da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS).

Além da realização de partos e da internação, o hospital oferta atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. A unidade funciona também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. É o único hospital da Bahia especializado para atendimento aos Povos Indígenas do Estado.

Comente primeiro

Copa Distrital chega na sexta rodada e movimenta o Estádio Mário pessoa

Jogos deste domingo (09) marcam o encerramento do grupo A; São José e Salobrinho avançam às quartas de final

Neste domingo (09), o Estádio Mário pessoa foi sede da 6º rodada da I Copa Distrital de Ilhéus. O evento esportivo é realizado pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, e da Liga Ilheense de Futebol (LIF), com parceria da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

O jogo marcou o encerramento do Grupo A, com a definição dos classificados para a próxima fase da competição. Na rodada, Sambaituba empatou com Repartimento em 1 a 1, enquanto Salobrinho venceu Juerana por 2 a 0. Fechando os confrontos, São José superou Aritaguá pelo placar de 3 a 1.

Com os resultados, no Grupo A, São José terminou na liderança com 7 pontos em três jogos, seguido por Salobrinho, com 6 pontos. Aritaguá, com 3, e Juerana, com 1, estão eliminados. Assim, São José e Salobrinho garantiram uma vaga nas quartas de final da Copa Distrital.

A competição segue com movimentações também nos Grupos B e C. No Grupo B, Águas de Olivença e Castelo Novo dividem a liderança com 4 pontos, ambos em duas partidas, mas Águas de Olivença ocupa a primeira posição pelo critério de gols pró no último jogo. Inema vem em seguida com 2 pontos e Japu ainda não pontuou. Na última rodada, Inema enfrenta o já eliminado Japu.

No Grupo C, Cachoeira está na frente com 6 pontos em duas partidas, e Carobeira aparece em segundo lugar, com 3 pontos, enquanto Santo Antônio e Banco do Pedro têm 1 ponto cada, sendo que Santo Antônio está à frente pelo saldo de gols. Na tabela de jogos, Banco do Pedro enfrenta o já classificado Cachoeira, e Carobeira encara Santo Antônio.

Com a realização da Copa Distrital, a Prefeitura de Ilhéus segue promovendo a integração entre as comunidades e incentivando o esporte amador no município.

Comente primeiro

Ilhéus poderá ser contemplada pelo Programa Município Mais Seguro Secretário Igor Erdens representou o município em Brasília

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Ordem Pública (SEMOP), participou nesta semana, em Brasília, do lançamento do Programa Município Mais Seguro, do Governo Federal. O secretário de Ordem Pública, Igor Erdens, representou o município no evento, que contou com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, do secretário nacional de Segurança Pública, Dr. Mário Sarrubbo, e do secretário executivo do Ministério da Justiça, Dr. Manoel Neto.
Ilhéus é um dos municípios que reúne as condições para ser contemplado pelo programa, que destina R$ 5,67 milhões para o fortalecimento das Guardas Civis Municipais.

O investimento abrange capacitação dos agentes, aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo, equipamentos de proteção individual, estruturação da gestão da segurança pública, apoio à saúde mental dos agentes e modernização das corporações. Ao todo, o Governo Federal irá destinar mais de R$ 170 milhões para guardas municipais de todo o país.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Ilhéus conta com 173 profissionais, possui Ouvidoria, Corregedoria e Comando eleito pela categoria, reforçando o compromisso com a transparência e a valorização dos servidores.

O prefeito Valderico Júnior destacou a importância da iniciativa:

“Programas como este fortalecem o trabalho das guardas municipais e representam uma grande oportunidade para ampliar a segurança nas cidades. Ilhéus está preparada para receber esse investimento e transformá-lo em benefícios diretos para a população.”

“Participar desse lançamento foi um momento importante para estreitar o diálogo com o Ministério da Justiça e reafirmar o empenho de Ilhéus em aprimorar sua estrutura de segurança pública. Seguimos trabalhando para que o município seja contemplado e continue avançando nesse setor”, afirmou o secretário Igor Erdens.

Com essa possibilidade de nova conquista, a Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com a segurança pública, a valorização dos profissionais e o fortalecimento da Guarda Civil Municipal.

Comente primeiro

Ilhéus representa o Brasil com stand próprio no Salon du Chocolat, em Paris

  • Presença reforça o município como referência em turismo de experiência, cultura e economia criativa

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), participa pela primeira vez como expositora no Salon du Chocolat Paris 2025. Esse é um dos maiores eventos do mundo dedicados ao cacau e ao chocolate e segue até domingo (02), na capital francesa. O objetivo é fortalecer a presença de Ilhéus no cenário internacional e destacar o município como referência em turismo inteligente, cultura, gastronomia e produção sustentável.

O Brasil foi homenageado no evento, que contou com o workshop “Bahia, Brasil: um Destino de Oportunidades”. Dentro dessa celebração, Ilhéus ganhou destaque com um stand próprio, localizado próximo ao espaço Brasil Origem Week, que tem atraído o público internacional pela combinação de tradição, criatividade e sustentabilidade.

Durante a cerimônia de inauguração do Espaço Brasil, a Prefeitura promoveu ações de divulgação cultural e gastronômica, com destaque para o lançamento do chocolate de camarão e dendê, da Benevides Chocolates Finos, e para o Welcome Drink com licor de cacau, chocolate e nibs da Licor Iracema, apresentado por “Gabriela”, personagem símbolo da cidade criada por Jorge Amado.

Com essa participação, a gestão municipal reforça a vocação histórica e econômica de Ilhéus, ligada ao cacau e ao turismo sustentável, consolidando o município como referência internacional em cacau de origem e gastronomia de identidade.

Comente primeiro

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) promoveu, nesta sexta-feira (24/10), uma reunião para a composição do Comitê de Estratégias e Ações para Pessoas em Situação de Rua.

Na ocasião, treze entidades enviaram representantes e vão compor o colegiado, entre secretarias do Executivo, órgãos de segurança pública, instituições religiosas e associações da sociedade civil.

Participaram da reunião de formação do Comitê o Centro Pop; as secretarias municipais de Saúde, Educação, Promoção Social e Ordem Pública; a Associação Comercial; o Conselho Tutelar; a Diocese de Ilhéus; as Companhias 68ª e 70ª da Polícia Militar; a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); além das associações Amor Sem Fim e Ilumine em Cristo, entidades sem fins lucrativos que atuam na assistência às pessoas em situação de rua.

No encontro também foi definida a direção do grupo, que será presidido pela assessora parlamentar Jaqueline Dantas, representante da CMI. Também integram a diretoria Gerlene Eutímio (Conselho Tutelar), na vice-presidência; Cleonedes Costa (Secretaria de Promoção Social), na 1ª Secretaria; e Malu Carvalho (Associação Amor Sem Fim), na 2ª Secretaria.

A articulação tem sido conduzida pelo vereador Adilson José (PT), autor do requerimento que deu origem à audiência pública em que foi discutida a criação do Comitê. O objetivo da ação, segundo o parlamentar, é “cuidar das pessoas em situação de rua, para que a gente possa devolver a dignidade dessas pessoas e até diminuir a violência”.

Com a instalação, o Comitê de Estratégias e Ações para Pessoas em Situação de Rua vai atuar de forma integrada, buscando o enfrentamento dessa questão que tem mobilizado a sociedade ilheense. A posse do colegiado foi marcada para o dia 4 de novembro, e as reuniões vão ocorrer a cada dois meses.

Comente primeiro