Nota Pública FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA – (FESF-SUS) 19.11.25
A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) esclarece que é falsa a informação divulgada pelo site Fábio Roberto de que a equipe do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, teria se negado a realizar o parto da paciente S.L.S. na última terça-feira (18).
A paciente foi acolhida e assistida pela equipe obstétrica conforme os protocolos vigentes do Ministério da Saúde. Após avaliação, não havia, naquele momento, indicação técnica para a realização do parto. A conduta adotada seguiu critérios estritamente médicos.
A alegação de recusa ou negligência não procede. Todo o atendimento ocorreu dentro das normas de segurança e qualidade adotadas pela unidade.
O hospital reforça que procedimentos como cesariana e laqueadura seguem legislação específica e dependem de critérios e trâmites previstos na Lei do Planejamento Familiar.
A FESF-SUS reafirma seu compromisso com a ética, a humanização e a transparência e solicita a publicação deste Direito de Resposta nos mesmos espaços onde a informação incorreta foi veiculada.

