Bahia amplia rede de reabilitação com novo centro para pessoas com deficiência em Salvador

A Bahia vai ganhar um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (17), marcando mais um passo para a ampliação da rede estadual de atenção à pessoa com deficiência.

“Essa é uma pauta muito especial para a gente. É preciso cuidar da população que necessita desse cuidado especial. O intuito é regionalizar esse tipo de atendimento e ampliá-lo por toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Com investimento estimado em R$ 80 milhões, entre obras e equipamentos, além de R$ 56 milhões referente ao terreno, totalizando mais de R$ 136 milhões, a unidade será implantada no bairro do Stiep e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês.

O novo equipamento oferecerá serviços de reabilitação física, auditiva, intelectual e para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de ampliar a oferta de atendimentos especializados com reabilitação visual, utilização de equipamentos de alta tecnologia e oficina ortopédica para confecção e dispensação de órteses e próteses.

“É um centro do cuidado, do acolhimento, não só aos pacientes, mas toda a rede de apoio. Aqui os quatro tipos de deficiência serão tratados e nós vamos ampliar a capacidade de atendimento em 40%. ”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Ainda conforme a gestora da pasta, o CRECIR integra o plano estadual de expansão da rede de atenção à pessoa com deficiência, que reúne investimentos de R$ 387 milhões. A iniciativa prevê a ampliação da rede de reabilitação em todo o estado, com a implantação de novos centros e a requalificação de unidades já existentes.

Além dos atendimentos especializados, a unidade contará com estrutura e recursos de alta tecnologia e espaços destinados a atividades que promovam o cuidado integral e humanizado dos usuários.

Mãe de Yan, de 16 anos, e do pequeno Théo, de 9, a dona de casa Daniela Oliveira Santos se emociona ao falar da trajetória do filho mais velho, acompanhado pelo CEPRED desde os dois anos de idade. Para ela, os resultados alcançados pela família aumentam a expectativa em torno do novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. “Eu ouvi muito que ele não ia falar, mas eu não desisti. Hoje, com a ajuda do CEPRED e da musicoterapia, eu consigo ouvir a voz do meu filho. Ver meu filho cantando é uma gratidão enorme”, relatou.

Novos Centros de Reabilitação na Bahia

Ainda durante a agenda, o chefe do executivo autorizou a publicação do edital para a construção de quatro novos Centros Especializados de Reabilitação. As unidades ficaram nos municípios de Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Seabra. Além da ordem de serviço para um novo Centro Especializado em Reabilitação em Camaçari.

Repórter: Leo Moreira/ GOVBA

Comente primeiro

Jerônimo Rodrigues entrega primeira estação do VLT de Salvador e marca avanço da nova mobilidade na capital baiana

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quarta-feira (17), a Estação Calçada, a primeira entregue do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. A obra representa um dos principais marcos do projeto de mobilidade em implantação pelo Governo do Estado na capital baiana e faz parte de um conjunto de investimentos voltados à conexão entre bairros, à redução do tempo de deslocamento e à integração com outros modais de transporte.

Com investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, a Estação Calçada foi requalificada para integrar a nova estrutura do VLT. A intervenção contemplou cerca de 7,5 mil metros quadrados de área total, incluindo recuperação dos espaços de circulação, novas esquadrias em madeira e vidro com padrão semelhante ao original, piso em granito, plataformas de embarque e desembarque, catracas de acesso, paisagismo e iluminação cênica na fachada e no pátio central.

Jerônimo ressaltou que a recuperação da Estação Calçada recoloca no cotidiano da cidade um espaço que atravessa gerações e ajuda a contar a história de Salvador. Para o governador, a entrega também reafirma o compromisso do Estado com regiões que por muito tempo esperaram por investimentos estruturantes. “A Calçada não é apenas um ponto de passagem. Ela faz parte da vida de muita gente, da memória de quem pegou o trem, de quem trabalhou aqui, de quem viu o Subúrbio crescer a partir dessa estação. Hoje, esse lugar volta a olhar para o futuro, com dignidade, beleza e a força de uma obra que ajuda Salvador a se desenvolver sem esquecer de onde veio”, afirmou.

Próximas etapas

A entrega da Estação Calçada faz parte do Lote 1 do VLT, no trecho Calçada–Ilha de São João, que já alcançou mais de 64% de execução. Ao todo, o sistema terá cerca de 44 quilômetros de extensão, 50 paradas e integração física e operacional com o metrô em Águas Claras e no Bairro da Paz. A proposta é oferecer uma alternativa mais eficiente, confortável e sustentável para milhares de usuários do transporte público.

O VLT de Salvador e Região Metropolitana está dividido em três trechos, além da extensão Calçada–Comércio. O Trecho 1, entre Ilha de São João e Calçada, terá cerca de 17 quilômetros e 19 paradas. A extensão Calçada–Comércio, também vinculada ao Lote 1, terá aproximadamente 3,6 quilômetros e seis paradas, e está com cerca de 7% de execução. Essa etapa vai aproximar o sistema de áreas estratégicas do Centro Histórico e do Comércio, facilitando o acesso ao Mercado Modelo, ao Elevador Lacerda e a outros espaços de grande importância cultural, turística e econômica.

O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, terá cerca de nove quilômetros e oito paradas. A obra já se aproxima de 47% de execução. Em Águas Claras, o VLT será integrado ao metrô, ao terminal rodoviário e à Nova Rodoviária, consolidando uma nova centralidade de transporte na capital.

Já o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, terá aproximadamente 10,5 quilômetros e nove paradas. Essa etapa está em fase inicial, com quase 3% de execução, e prevê integração ao Sistema Metroviário Salvador–Lauro de Freitas na estação Bairro da Paz.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Joaquim Neto, a inauguração da Estação Calçada resgata a dignidade e a história do subúrbio ferroviário. O gestor da pasta destacou que a obra do Governo da Bahia “vai além dos trilhos do VLT, integrando contenção de encostas, pavimentação, praças de convivência e a maior pista de skate do Brasil, transformando a mobilidade e o lazer no trecho entre a Calçada, Lobato e Piatã”, celebrou o secretário.

Infraestrutura urbana e novos espaços públicos

Os impactos do VLT vão além da mobilidade. Na extensão Calçada–Comércio, o projeto prevê intervenções para enfrentar alagamentos históricos na região da Calçada, Águas de Meninos e Comércio, beneficiando moradores, trabalhadores, comerciantes e usuários do transporte público. As obras reforçam o papel do empreendimento na requalificação de áreas estratégicas da capital.

O investimento na requalificação da Estação Calçada é de aproximadamente R$ 13 milhões. Segundo o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a intervenção restaurou o prédio histórico, preservou elementos arquitetônicos originais e integrou o equipamento à nova estrutura do VLT.

“A Estação Calçada foi requalificada para atender novas funções, sem perder sua identidade histórica. A intervenção envolveu a adequação dos espaços para novos usos, com áreas de circulação, acessibilidade, além da requalificação do pátio central como espaço de convivência. É muito gratificante ver um patrimônio tão importante para a memória ferroviária da Bahia ganhar nova vida e se preparar para integrar o futuro sistema do VLT”, explicou.

A estrutura reúne áreas comerciais, salas de apoio e espaços operacionais, além de prever, no pavimento superior, um memorial ferroviário, reforçando a integração entre mobilidade, patrimônio histórico, cultura e convivência urbana. O pátio central, um dos principais espaços da estação, recebeu bancos de madeira, jardineiras, reutilização de postes antigos e elementos artísticos que dialogam com a identidade cultural da Bahia, como um mural inspirado em Oxalá, além de esculturas que representam os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar.

No Subúrbio Ferroviário, o projeto também está associado a ações de urbanização, lazer e convivência. Entre elas está a implantação do Skatepark do Subúrbio, na orla de Praia Grande, com cerca de 5 mil metros quadrados e pistas voltadas às modalidades Park e Street. O conjunto de intervenções inclui ainda pavimentação do calçadão, ampliação de áreas verdes, nova iluminação pública e melhorias de acesso à praia.

Comente primeiro

Prefeitura investe na qualificação das equipes da Atenção Primária em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está realizando oficinas voltadas aos indicadores da Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de qualificar os profissionais e aprimorar o acompanhamento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa foi desenvolvida pela Atenção Primária como estratégia para atender aos critérios do programa Saúde Brasil 360, que avalia o desempenho dos serviços ofertados pelas equipes de saúde em todo o país.

As oficinas são direcionadas aos profissionais de nível superior das equipes da Atenção Primária e promovem momentos de capacitação, alinhamento dos processos de trabalho, análise de resultados e construção de estratégias para o alcance das metas.

De acordo com a enfermeira da Atenção Primária do município, Michelle Guanes Carrasco, os indicadores do Saúde Brasil 360 permitem avaliar se as equipes de saúde estão ofertando uma atenção integral, contínua e de qualidade à população do seu território. “Além disso, subsidiam a gestão, o planejamento das ações e o financiamento da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Michelle.

A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a qualificação permanente dos profissionais de saúde e com o fortalecimento da Atenção Primária, considerada a principal porta de entrada do SUS.

Comente primeiro

Procon de Ilhéus orienta consumidores sobre compras e serviços durante a Copa do Mundo

Órgão reforça cuidados para evitar golpes e prejuízos nas relações de consumo

A Prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon, orienta os consumidores a redobrarem a atenção durante a Copa do Mundo, período de aumento na procura por televisores, serviços de streaming, bares, restaurantes e plataformas digitais. Antes de comprar, é importante pesquisar preços, comparar formas de pagamento e verificar o valor total em caso de financiamento. A garantia estendida é opcional e não pode ser exigida para a venda de produtos.

Em estabelecimentos comerciais, a orientação é verificar a validade dos produtos, as condições das embalagens e o armazenamento de alimentos e bebidas. A cobrança de consumação mínima é proibida e taxas como couvert artístico devem ser informadas previamente.

Nas compras pela internet, é necessário confirmar a segurança de sites e plataformas antes de realizar pagamentos, evitando links suspeitos, promoções falsas e ofertas com preços muito abaixo do mercado. A recomendação também vale para plataformas de apostas esportivas, que devem ser autorizadas e ter regras de uso verificadas antes da contratação.

Em caso de dúvidas ou irregularidades, os consumidores podem procurar o Procon de Ilhéus para orientação e registro de reclamações. O atendimento é realizado na Avenida Canavieiras, nº 454, bairro Teresópolis, e pelo WhatsApp (73) 98858-6385.

Comente primeiro

Ação de coleta contribui para preservação ambiental e limpeza urbana em Ilhéus

Iniciativa incentiva o descarte correto de móveis e eletrodomésticos sem condições de uso

A ação de coleta de móveis e eletrodomésticos promovida pela Prefeitura de Ilhéus tem contribuído para reduzir o descarte irregular de resíduos e fortalecer a preservação ambiental no município.

Além de colaborar para a limpeza urbana, a iniciativa evita que materiais volumosos sejam abandonados em terrenos baldios, áreas verdes e vias públicas, reduzindo impactos ambientais e riscos à saúde da população.

Idealizador da proposta, o vereador Odailson Pequeno destacou que o projeto representa um avanço para a organização da cidade e para a conscientização ambiental dos moradores.

“Quando oferecemos à população uma forma adequada de descartar esses materiais, evitamos que eles sejam jogados em locais impróprios e ajudamos a preservar a nossa cidade. É uma ação simples, mas que gera benefícios para toda a comunidade e fortalece a consciência ambiental”, afirmou o vereador.

A ação realizada na última semana, no bairro Nelson Costa, contou com a participação dos moradores, reforçando a importância do engajamento da população para manter os espaços públicos mais limpos e organizados.

A expectativa é ampliar gradativamente a iniciativa para outros bairros de Ilhéus, incentivando práticas adequadas do descarte correto e contribuindo para uma cidade mais sustentável.

Comente primeiro

ADÉLIA: “OS R$ 26 MILHÕES DADOS ÀS EMPRESAS DE ÔNIBUS DEVEM CUSTEAR TARIFA ZERO EM ILHÉUS”

A professora Adélia Pinheiro usou estudo recente da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU) para elaborar projeções de implementação da gratuidade do transporte público em um município como Ilhéus, considerando particularidades territoriais e demográficas. “Em todos os cenários, concluímos que o subsídio milionário ao transporte público já demonstra que a Prefeitura tem condições de viabilizar a tarifa zero em Ilhéus”, afirmou.

A pré-candidata a deputada federal pelo PT se referiu à pesquisa Tarifa Zero nas Cidades do Brasil 2026, publicada na última quarta-feira (10) pela NTU. Conforme o levantamento, o País tem 143 municípios com tarifa zero universal. Dentre eles, 104 têm menos de 50 mil habitantes, 25 possuem entre 50 mil e 100 mil moradores e 14 ultrapassam a marca de 100 mil habitantes.

Considerando as 14 cidades com mais de 100 mil moradores, o custo anual por habitante varia de R$ 47,55 em Formosa (GO) a R$ 608,21 em Maricá (RJ). “A média é de aproximadamente R$ 149 por habitante ao ano, valor muito próximo dos R$ 147,78 por morador que Ilhéus já destina ao sistema de transporte sem assegurar à população o benefício da tarifa zero”, argumentou Adélia

PROJEÇÃO

Com base nos cenários projetados, o mais realista para Ilhéus projeta custo anual entre R$ 18 milhões e R$ 26,4 milhões, o equivalente a R$ 101 a R$ 147,78 por morador ao ano.

O limite superior da projeção coincide com o valor de R$ 26,4 milhões que o município já destina anualmente ao subsídio do transporte coletivo.

“Mesmo levando em conta a extensão territorial e a complexidade operacional de Ilhéus, os recursos atualmente empregados no sistema estão dentro da faixa observada em experiências brasileiras de tarifa zero. Como tenho afirmado, isso comprova a viabilidade financeira da política, desde que seja tratada como prioridade pelo governo local”, concluiu Adélia Pinheiro.

Comente primeiro

PF rejeita segunda proposta de delação de Vorcaro

A Polícia Federal rejeitou formalmente, nesta quinta-feira (11), a segunda proposta de delação premiada apresentada por Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A decisão foi comunicada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação foi revelada pela revista Veja e pela Folha de S.Paulo nesta noite. Segundo apuração da Folha, assim como ocorreu na primeira rejeição, a PF considerou que o empresário não apresentou informações novas em relação ao que já foi descoberto ao longo da investigação.

A autoridade policial já havia rejeitado a primeira proposta de delação no dia 20 de maio. Vorcaro ainda segue negociando um acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR). A defesa do empresário foi comunicada sobre o novo revés nesta quarta (10). O caso tramita em sigilo no Supremo.

 

Gazeta

Comente primeiro

Presidente venceria por 39% a 29% primeiro turno das eleições, e abre vantagem de 44% a 38% no segundo 

A sexta rodada da pesquisa Genial/Quaest realizada em 2026 indica uma melhora do ambiente político para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento mostra o petista com 39% das intenções de voto no primeiro turno, dez pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 29%, além de uma vantagem de seis pontos em uma eventual disputa de segundo turno (44% a 38%).

JOTA Principal

Curadoria com informações direto ao ponto sobre o que realmente importa

O dado mais relevante da rodada, porém, está na movimentação do eleitorado independente. Entre os entrevistados que não se identificam nem com o lulismo nem com o bolsonarismo, Lula avançou de 29% para 37%, enquanto Flávio recuou de 31% para 24%. Como esse segmento tende a ser decisivo em eleições polarizadas, a mudança sugere uma ampliação da capacidade do presidente de atrair votos para além de sua base tradicional.

Aprovação do governo

A melhora do desempenho eleitoral de Lula ocorre em paralelo a uma recuperação moderada da avaliação do governo. A aprovação chegou a 47%, empatando tecnicamente com a desaprovação, de 48%. Embora o saldo ainda não seja positivo, o resultado reforça a percepção de que o período mais difícil para o governo pode ter ficado para trás.

Os dados sugerem que medidas econômicas recentes ajudaram a sustentar essa melhora. O programa Desenrola aparece como um dos principais vetores: 71% afirmam que a iniciativa fez diferença significativa ou provocou alguma melhora em sua situação financeira. A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e a percepção de um noticiário mais favorável ao governo também contribuíram para o avanço da aprovação presidencial.

Do lado da oposição, a pesquisa aponta um desgaste relevante para Flávio Bolsonaro. O episódio envolvendo negociações com o empresário Daniel Vorcaro para financiar o filme “Dark Horse”, sobre Jair Bolsonaro, teve repercussão amplamente negativa. Para 65% dos entrevistados, Flávio errou ao solicitar o financiamento. Além disso, 58% acreditam que ele pode estar ocultando informações sobre o caso Banco Master, enquanto 62% consideram que ele tinha conhecimento de possíveis irregularidades envolvendo Vorcaro.

Estados Unidos

A atuação internacional do senador também divide opiniões. Quase metade dos entrevistados (47%) acredita que o encontro de Flávio com o presidente americano Donald Trump influenciou a decisão dos Estados Unidos de classificar PCC e CV como organizações terroristas. Embora exista amplo apoio à classificação das facções como terroristas, a maioria teme impactos econômicos negativos decorrentes das medidas adotadas por Washington.

O embate narrativo entre governo e oposição sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos também favorece Lula. A pesquisa mostra que 47% concordam com a versão do presidente de que Flávio teve influência sobre a decisão norte-americana, enquanto 35% acreditam na versão do senador.

Resultado semelhante aparece na discussão sobre as motivações das tarifas: 46% concordam com a interpretação de Lula de que a medida representa uma retaliação relacionada ao PIX, ante 36% que apoiam a explicação apresentada por Flávio.

Em conjunto, os resultados sugerem uma combinação favorável ao presidente: melhora gradual da avaliação do governo, fortalecimento entre os eleitores independentes e desgaste da principal liderança oposicionista testada pela pesquisa. Embora a disputa permaneça competitiva e distante da definição, os números desta rodada indicam que, neste momento, os ventos sopram mais a favor do Palácio do Planalto do que da oposição.

Comente primeiro

Bahia amplia vacinação contra a Influenza para toda a população acima de seis meses de idade nos 417 municípios

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recomenda a ampliação da vacinação contra a influenza para toda a população acima dos seis meses de idade, desta segunda-feira (8) até o dia 17 de junho. A decisão, tomada em conjunto com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, visa elevar os índices de cobertura vacinal em todo o território baiano e garantir uma proteção coletiva, aproveitando o estoque de imunizantes distribuídos às redes municipais para descentralizar o acesso e proteger um número maior de pessoas neste período do ano.

A ampliação do público-alvo acontece com o fim da campanha voltada a grupos prioritários, que foi até o dia 30 de maio, coincidindo com o período de sazonalidade das doenças respiratórias no estado. O imunizante trivalente disponível na rede pública foi atualizado para responder às cepas mais recentes em circulação, incluindo proteção contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, servindo como uma barreira essencial contra o agravamento de quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A coordenadora Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, destaca que a vacina é a medida mais segura e eficiente para conter o avanço do vírus e reduzir significativamente o número de casos graves, hospitalizações e complicações fatais decorrentes da gripe. De acordo com levantamento feito em unidades hospitalares, dos atendimentos a pacientes que precisaram de internação em leitos de terapia intensiva (UTI) por conta de SRAG no período de 1º a 25 de maio, apenas 9,89% tinham se vacinado.

Vânia ainda pontua que embora a vacinação agora esteja liberada para o público geral, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e portadores de comorbidades devem ir aos postos. De acordo com dados do painel de vacinação do Ministério da Saúde, apenas 35% deste público tomou a dose da vacina em 2026. “São grupos historicamente mais vulneráveis e com mais risco de agravamento, por isso devem buscar a vacina em um posto de saúde do seu município”, alerta.

Fonte: Ascom/Sesab

Comente primeiro

Primeiro transplante duplo do interior da Bahia é realizado em Vitória da Conquista

Pela primeira vez na história, um transplante duplo de fígado e rim foi realizado por uma equipe médica do interior da Bahia através do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento aconteceu na última semana, em Vitória da Conquista, e beneficiou um paciente de 55 anos, que teve alta hospitalar nesta segunda-feira (8). A ação foi conduzida pela Serviço de Transplante Papa São João Paulo II do Hospital São Vicente.

A doação e a captação dos órgãos ocorreram no Hospital Prado Valadares, na cidade de Jequié. Já o transplante duplo foi realizado no Hospital São Vicente de Paulo, na Santa Casa de Vitória da Conquista. Os dois órgãos foram utilizados em um mesmo paciente receptor que apresentava falência terminal irreversível tanto do fígado quanto do rim.

Segundo o diagnóstico médico, ele possuía cirrose hepática gravemente descompensada associada a uma falência terminal do rim. Diante do quadro, ele passou a ser internado frequentemente, além de ter que se submeter a três sessões de hemodiálise todas as semanas.

Considerando o histórico do paciente e as características do doador, a equipe médica da Santa Casa, com apoio da Casa Militar, deslocou três cirurgiões e uma enfermeira de aeronave até Jequié, onde o doador teve seus órgãos avaliados e julgados viáveis, realizando a captação tanto do fígado quanto dos rins.

O transplante de fígado foi realizado em quatro horas de cirurgia, e o de rim, em duas horas e meia. Ao final do procedimento, o paciente foi encaminhado já acordado e respirando espontaneamente. Participaram da operação cinco cirurgiões, um anestesista, dois instrumentadores cirúrgicos e dois enfermeiros.

Para Luiz Fernando Veloso, cirurgião-geral e chefe de serviço e responsável técnico do Serviço de Transplante Papa São João Paulo II, o transplante duplo inédito foi um sucesso e marca um avanço sem precedentes na saúde do estado. “Uma pessoa teve sua vida recomeçada de um modo extraordinário, de um modo impensável para nossa cidade a pouco tempo. Com os transplantes dos dois órgãos, a vida deste paciente tende a retornar ao estado normal restabelecendo a sua vida tanto em quantidade quanto em qualidade”, destacou.

O coordenador estadual do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Moura, ressaltou que o procedimento evidencia o compromisso estadual com a saúde dos baianos. “Há um empenho da Secretaria de Saúde do Estado em interiorizar os transplantes, ou seja, transplantar os pacientes próximo de suas casas. Esse é um projeto que, devido a extensão territorial da Bahia, vem se consolidando cada vez mais”, afirmou.

Atualmente, a Bahia tem 2.267 pessoas na fila do transplante de rim e 71 à espera da doação de fígado. Nos casos em que há possibilidade de doação, o estado ainda possui alta de casos de negativa familiar, chegando a 68% – taxa maior que a média nacional, que gira em torno de 45%. Face a esse cenário, Eraldo Moura reforça a importância de que episódios de transplante duplo não sejam exceção, mas uma realidade possível através da doação.  “Que essa seja uma oportunidade de mais pessoas entenderem que a doação vem da sociedade. Por isso, é muito importante informar para a família se houver desejo de doar, porque a decisão final é dela”, frisou.

Fonte: Ascom/Sesab

Comente primeiro